Por Ricardo Antunes — A bomba explodiu por volta das 15h30. Neste momento, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, passava dos 114 mil pontos. Em menos de meia hora, recuou 2,6%, para 111 mil pontos. No fechamento, a perda do dia chegava a quase 4%, com o Ibovespa a 110 mil pontos.
As razões:
1) O medo que o presidente Bolsonaro possa lançar medidas populistas para se contrapor a um forte concorrente. Isso logo depois da patuscada da mudança do presidente da Petrobrás. O perigo é que ele aumente os gastos públicos, elevando a dívida do Brasil mais ainda.
2) Analistas com quem conversamos também temem o fator Lula em 2022. Ninguém sabe qual seria a agenda econômica de um eventual novo Governo Lula.
A volta de Lula, de um jeito ou de outro colocou uma interrogação no mercado financeiro. A derrubada dos ativos nesta segunda-feira, e as previsíveis instabilidades nos pregões, para os próximos dias, podem ser interpretadas como um ensaio desse movimento.
É isso.

TEATRO
Lula marcou para esta terça-feira (9) uma entrevista coletiva no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, para falar da decisão de Edson Fachin que anulou as condenações no âmbito da Lava Jato em Curitiba e permitiu que ele se candidate outra vez, informa o Antagonista.
TEATRO II
O local é o mesmo onde o petista fez todo aquele teatro antes de se entregar à Polícia Federal, em abril de 2018, e também o primeiro onde discursou após o STF soltá-lo, em novembro de 2019.
TEATRO III
Jair Bolsonaro e os bolsonaristas, também fazem de conta que a decisão de tornar Lula elegível não foi boa politicamente para eles. No Palácio do Planalto, no entanto, houve intensa comemoração. O “Fla X Flu” interessa tanto a Bolsonaro, quanto a Lula.
HERMANOS
A decisão sobre Lula também foi muito comentada na Argentina. As principais redes de TV do país e os principais jornais deram destaque ao fato novo da política nacional.

ERA MAIS UMA FARSA
Coube ao colunista Lauro Jardim desmontar um Fake News do bolsonarismo. Leiam:
A confusão criada na noite de sábado na rua onde mora João Doria foi criada a partir de um vídeo feito por uma vizinha, Alessandra Maluf, que disse que o filho do governador estava “dando festa em plena pandemia”.
DE ONDE PARTIU
Disse Alessandra: “Está lotado aí dentro. Festa com som. Ali é a casa do Doria e aqui é o filho. As polícias todas lá para proteger ele e aqui o filho dando festa em plena pandemia. Muito bem. Com música ao vivo, tá? Muito bem. Parabéns. Ele fecha o país, mas o filho está dando uma festa aqui do lado da casa dele”.
CASA SIM
A tal casa filmada é de Doria, mas está alugada à atriz e cantora Mariana Rios, que participava de um karaokê com duas amigas, informou o colunista de O Globo.

FESTA NÃO
João Doria Neto, o Johnny, filho do governador, estava a 300 quilômetros dali, em Tabatinga, interior de São Paulo.
ELES SÃO IGUAIS AO PETISMO
Resumindo. Mais uma Fake News do “Gabinete do Ódio” e dos bolsonaristas. Lamentável.
RACHA NA OAB?
Bruno Ribeiro, que faz um bom mandato à frente da OAB-PE, tem um novo desafio nas próximas semanas: evitar o racha do grupo da situação, que está igual ao PSB. Mandam e desmandam na entidade há mais de 10 anos.

DUAS ESCOLHAS
O nome que vai bater chapa com o advogado, Almir Reis, deve ser escolhido entre a atual vice-presidente, Ingrid Zanella ou o presidente da CAAPE, Fernando Jardim Ribeiro Lins.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Segunda-Feira, 08/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







