Por André Beltrão, da Redação do Blog – O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (25), que vai liberar, a partir de setembro, a realização de eventos com até 1,2 mil pessoas. Para participar desses eventos as pessoas deverão estar vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses, ou com uma dose e teste negativo contra a doença. Apesar do avanço no plano de convivência com a Covid, o setor de eventos no estado cobra mais previsibilidade do governo com o setor.
O Diretor Regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, Waldener de Oliveira – Dadai, destaca que o Governo de Pernambuco mantém uma boa relação com o setor, mas que falta uma cronograma de retomada do setor.
“Nós entendemos toda a situação imposta pela pandemia, estendemos a necessidade de eventos testes, mas precisamos de uma calendário, um cronograma de como vai funcionar a retomada. O setor de eventos precisa saber como vai agir daqui há 2, 3, 4, 5 meses, mas claro, sabendo que tudo pode mudar com o avanço ou diminuição dos casos de Covid-19”, explicou Dadai.

No início da semana o Governo de Pernambuco anunciou a criação do programa Passe Seguro, programa que valida a presença de pessoas testadas ou vacinadas contra a Covid-19 em eventos no estado. Dadai classificou a iniciativa como positiva, mas questionou o porque apenas o setor de eventos terá a necessidade de utilizar o passe.
“A iniciativa é boa, incentiva as pessoas a se vacinarem. Mas por que os outros setores não vão precisar do passar? Restaurantes, shoppings, transporte público, tudo isso causa aglomeração, mas nenhum vai precisar do Passe Seguro para funcionar”, questionou.
A expectativa do setor é que, com o avanço da vacinação do estado, as festas de fim de ano já possam acontecer. “Estamos confiantes de que o réveillon desse ano já será possível, e que poderemos realizar o carnaval em 2022. Acreditamos na ciência e na eficácia da vacinação”, concluiu Dadai.

As primeiras autorizações do Governo de Pernambuco serão para a realização de eventos-teste. A lotação máxima é de 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. Na segunda-feira (30), eventos corporativos e de formatura poderão contar com até 500 pessoas ou 80% da capacidade do espaço, o que for menor. Se houver mais de 300 pessoas no local, deverá ser pedido comprovante de vacinação com duas doses ou com uma dose mais testagem recente contra a Covid-19.
Também na segunda (30), os eventos sociais poderão ampliar a capacidade, saindo de 100 para 300 pessoas. A partir de 100 pessoas, os testes e a vacinação também são necessários.







