Por Ricardo Antunes — Nesta terça-feira (19), o jornal O Globo divulgou a mais nova pesquisa sobre o tamanho das torcidas do futebol brasileiro. O Flamengo ( 21,8%) está na liderança das maiores torcidas do Brasil, seguido por Corinthians (15,5%), São Paulo (8,2%) , Palmeiras (7,4%) e Vasco (4,2%) entre os cinco mais citados.
O Grêmio, que teve 3,2% das menções, e o Cruzeiro, com 3,1%, têm torcidas mais concentradas em suas próprias regiões, diferentemente do cruz-maltino, conforme apontam os recortes geográficos da pesquisa que serão divulgados nos próximos dias.
Internacional e Santos, ambos com 2,2 % das menções dos entrevistados, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Fortaleza, Sport e Fluminense completam o grupo de 15 times que atingiram mais de 1% de citações. Paysandu, Ceará e Vitória-BA aparecem em seguida, à frente da seleção brasileira, mencionada em 0,7% do total de respostas como o time da preferência dos entrevistados.
Clubes que vivem ascensões recentes, Athletico e América-MG aparecem fora do top-20, abaixo do Santa Cruz, que completa, ainda que empatado na margem de erro, a lista dos mais citados. Um ponto comum entre paranaenses e mineiros, segundo dados da pesquisa, é a maior presença de seus torcedores na faixa etária mais jovem.
MAIS
Times que não frequentam a Série A há alguns anos — Remo (0,4%) e Botafogo-SP (0,3%) — e outros que jogam na elite atualmente — Goiás e Coritiba (0,3% cada) — completam a lista dos 26 times mais citados, 11 deles com menos de 1%.

OUTROS
Outras equipes foram citadas ao menos uma vez, mas totalizaram menos de 0,2%. Como alguns times podem aparecer mais em função dos municípios da amostra dos entrevistados, eles não são divulgados. Todos esses clubes somam 2,3% das respostas dadas pelos entrevistados. Ao todo, 24,4% disseram não torcer por nenhum time e 2,5% não souberam ou não opinaram.
SOBROU
A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) havia sido anunciada como a candidata ao Senado na chapa de Ibaneis, mas o cenário mudou. O governador informou que ficou acertado com Damares que ela irá conversar com os presidentes nacional e local do Republicanos para decidir o futuro da candidatura dela.
PRONTA
Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no fim da tarde desta terça-feira (19/7), Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que Flávia Arruda (PL) será a candidata a senadora da chapa, e o ex-governador José Roberto Arruda (PL) disputará uma vaga de deputado federal.
BOICOTE
O PL gerou há pouco um novo link para a aquisição dos ingressos da convenção nacional do partido. Mais cedo nesta terça-feira (18), internautas contrários à reeleição de Jair Bolsonaro se engajaram para comprar ingressos, não comparecer e esvaziar o evento.

ESTRATÉGIA
Com isso, o PL retoma a estratégia inicial de lotar o ginásio do Maracanãzinho, onde ocorrerá o lançamento da candidatura do presidente à reeleição. O PL espera até 10 mil apoiadores no evento. A convenção está marcada para 24 de julho, a partir das 11h.
NA LUTA
Simone Tebet confirmou há pouco em seu Twitter que será a candidata oficial do MDB ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. “Momento histórico”, classificou a senadora ao lado do presidente nacional do partido, Baleia Rossi.
SHOW
A cantora Adriana Calcanhotto volta ao Recife na quinta-feira (21), com um show de voz e violão, pela primeira vez desde o início da pandemia. A apresentação acontece no Teatro RioMar, na Zona Sul.
DESEJO
Adriana Calcanhotto contou que pretende, no Recife, se encontrar com Mirtes Santana. Depois da morte de Miguel, Mirtes tornou-se ativista contra o racismo estrutural, se matriculou no curso de direito e luta por justiça pela morte do filho.
FOTO DO DIA:
