Por Danilo Duarte- Acontece neste domingo (03) com concentração no Marco Zero, em Recife, um ato ciclístico em favor da luta antifascista na Argentina. A ação é organizada por integrantes do grupo Pedal Lula Livre, e está marcada para as 9h.
O grupo denuncia a participação dos EUA nas eleições do país vizinho e convida todos aqueles que se identificam com a luta pela Democracia. “A Argentina está sob forte ataque do imperialismo colonizador, que tenta impor uma extrema direita nessas eleições que ocorrerão em outubro. Venha, junte-se a nós, pois essa luta é de todos aqueles que defendem a manutenção da democracia na América Latina. Compareça!”.
Principal alvo do protesto, o candidato da extrema-direita, Javier Milei, venceu as eleições primárias realizadas no dia 13 de agosto e lidera a corrida presidencial na Argentina. Considerado um economista ultraliberal, Milei é da chapa ‘A Liberdade Avança’, se descreve como um “anarcocapitalista” e entre as suas promessas de campanha ele propõe dolarizar a economia e fechar o Banco Central argentino.

Visto como um personagem que vinha de fora para combater as más práticas da política, o argentino é contra o aborto e considera as mudanças climáticas “uma farsa” da esquerda. Milei já insultou repórteres e conseguiu cooptar o voto de protesto e desencanto dos argentinos.
No Recife, o grupo pretende continuar realizando a manifestação sempre aos domingos e feriados até o dia das eleições, em outubro. Segundo a organização, o ato tem apoio de grupos de outros estados, como a comunidade 247 de Porto Alegre.