Da Redação do Blog — Além de Pernambuco e Brasília, outros estados participaram com destaque da Abav 2023 que teve o apoio do Ministério do Turismo. Luciana Caldas, diretora de Marketing, mostrava toda orgulhosa o painel de entrada da feira. “Foi uma das melhores dos últimos anos”, afirmou em contato com nosso Site.
Minas Gerais, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraná e Sergipe também foram destaques e inúmeros negócios foram fechados. Minas, por exemplo, além dos lugares lindos, mostrou a força da culinária mineira, recentemente protegida como patrimônio cultural imaterial do estado.
Uma área dedicada a cooking shows e experiências gastronômicas proporcionou aos visitantes a oportunidade de vivenciar a riqueza dos sabores de Minas. Sete experiências da gastronomia mineira estiveram à disposição do público, incluindo degustações de cafés especiais, doce de leite, o famoso drink Caipiblue, feijão tropeiro, vinhos mineiros de inverno, queijos da Serra da Canastra e, é claro, a cachaça mineira.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ressaltou a importância de valorizar a culinária mineira e destacou a continuidade da tradição gastronômica do estado, adaptada de forma contemporânea. Ele afirmou que essa abordagem está gerando emprego, renda e estimulando o empreendedorismo em Minas Gerais, impulsionando a economia criativa do estado.

Sergipe impressiona com tecnologia e “sergipanidade”
O estande de Sergipe também fez bonito, destacando-se pela tecnologia, criatividade e a identidade sergipana. Projetado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Banese e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE), o espaço de 100 metros quadrados cativou os visitantes com uma experiência imersiva que revelou as belezas naturais e a cultura do estado.
O governador Fábio Mitidieri, enfatizou o comprometimento de Sergipe com o turismo e o investimento feito na participação do estado na ABAV Expo. O estande apresentou ambientes que surpreenderam os visitantes, incluindo espaços naturalistas, telões mostrando as belezas naturais de Sergipe, áreas dedicadas à cultura sergipana e uma Sala do Governador utilizada para reuniões de negócios.
Em conversa com o blog, ao lado da primeira-dama Érica Mitidieri, o governador fez um convite para todos os pernambucanos conhecerem “os Cânions do Xingó, a nossa cultura, nossos biomas, grandes festejos juninos, e um artesanato lindo”, afirmou o gestor.

Amigo pessoal do ex-ministro e presidente do partido, Gilberto Kassab, ele também falou da expectativa da saída da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), do ninho tucano. “”Eu estive com a governadora Raquel, no encontro dos governadores do Nordeste em Brasília e eu disse a ela: o PSD lhe espera de braços abertos. Eu, Kassab, nosso ministro André de Paula, e toda a família 55.”, finalizou.
Com Minas Gerais e Sergipe brilhando na ABAV Expo 2023, fica evidente que o turismo e a cultura desses estados têm muito a oferecer aos visitantes, contribuindo para o crescimento do setor turístico e da economia local. Ambos os estados demonstraram que estão comprometidos em promover suas riquezas e atrair visitantes ávidos por experiências autênticas e memoráveis.









