Por Ricardo Antunes — Em entrevista exclusiva ao nosso Blog, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defendeu ainda a importância de investimentos em sua área para desenvolver a indústria brasileira. Segundo ele, o setor tem a geração de empregos mais rápida de toda a indústria, devido ao custo gerado pela demanda. No entanto, depende de financiamento para poder consolidar toda a cadeia produtiva, pontuou.
“Desde que cheguei no ministério que estamos concentrados na questão dos investimentos. Os números estimulam para que isso aconteça. Porque você tem estaleiros sem encomenda, indústrias que podem produzir muito mais, e fábricas prontas que só precisam dessas encomendas”, disse ele lembrando que a indústria de defesa é muito grande, sem contar a parte do incentivo à tecnologia.
O ministro citou a pesquisa de urânio, que tem o patrocínio da Marinha. “A gente sonha em ter submarinos mais modernos, só um desses custa U$ 100 milhões. Temos uma parceria com a França nesse sentido, com a Suécia na área dos caças. De maneira que a indústria brasileira tem um enorme potencial de crescer, gerar emprego, gerar divisas e ter uma presença marcante no cenário internacional”, avalia José Múcio.







