Da Redação do Blog – Um vídeo enviado neste sábado (16) ao blog mostra máquinas derrubando árvores na Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo a denúncia de uma moradora, pelo menos oito árvores frutíferas e centenárias já foram cortadas para dar lugar à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, parceria da Prefeitura do Recife com o Governo Federal no programa Minha Casa, Minha Vida.
Em áudios emocionados, a denunciante afirma que o espaço era “um berçário de vida”, onde viviam saguis, corujas, gaviões e jandaias. “Eles [os trabalhadores] falaram que só cumprem ordens. Eu disse: entendo vocês, mas não aceito quem mandou. As árvores não falam, não se defendem”, desabafou.

Os empreendimentos prometem 528 apartamentos para cerca de 2,6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, com investimento de R$ 90 milhões. A Prefeitura afirma que haverá replantio em dobro das árvores retiradas, totalizando 268 novas mudas, seguindo normas ambientais.
Apesar da promessa de compensação, moradores lamentam a perda da vegetação histórica do bairro e questionam os impactos ambientais. “É muito triste ver árvores centenárias no chão”, disse a denunciante.









