Do g1 — A chuva registrada no Grande Recife causou alagamentos e deixou famílias desalojadas e moradores ilhados. Nesta quinta-feira (15), o Globocop flagrou homens sendo resgatados numa retroescavadeira e várias pessoas sendo retiradas de áreas alagadas de bote, pelo Corpo de Bombeiros, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o nível do Rio Jaboatão subiu e, por causa disso, há inundações em cidades por ele cortadas, como Jaboatão e Moreno.
No bairro de Marcos Freire, em Jaboatão, uma retroescavadeira foi usada por moradores para resgatar pessoas que estavam ilhadas. Nas imagens feitas pelo Globocop, é possível ver homens na caçamba do veículo. Um deles estava de moto, veículo que também foi carregado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/o/l/3zOjhNR4eEFXUPOgIdfg/bote.jpg)
No mesmo bairro, várias foram resgatadas de bote pelo Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros.
A corporação informou que desde a quarta-feira (14) está recebendo chamados para resgatar famílias que estão presas por causa dos alagamentos. Somente em Jaboatão, pelo menos nove pessoas foram resgatadas de áreas de risco. Em Moreno, foram oito moradores.
Desalojados
A prefeitura de Moreno afirmou que a elevação do nível do Rio Jaboatão atingiu sete bairros e aproximadamente 70 famílias estão desalojadas. Ainda de acordo com a administração municipal, os bairros mais atingidos foram Cambonge, Galinha D’água e ABC.
Em Jaboatão, a prefeitura não divulgou o número de pessoas que tiveram que sair de casa. Os bairros mais afetados são Marcos Freire, Muribeca e Vila Rica, que ficam às margens do rio que dá nome à cidade.