Por Tales Faria — Falta mais transparência ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes em relação ao caso da prisão de dois suspeitos de ameaçarem sua família, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta sexta (31).
Se você estiver no meio de uma guerra, até entendo que se cometam excessos. Mas essa guerra já acabou há um bom tempo. Agora, o ministro tem que abandonar a postura de chefe de estado de exceção.
O que precisamos ver nesse tipo de atitude do ministro é a transparência e ele ainda não mostrou tudo. Não há dados para saber que agressão foi essa. Foi uma ameaça à vida do ministro?
Já que está no centro da discussão sobre o comportamento autoritário que teve em outras situações, a cada caso como esse ele precisa mostrar porque tomou a atitude, quais foram as agressões e em que nível esses agressores estravem realmente em condições de agredi-lo. Tales Faria, colunista do UOL
Na visão do cientista político Fernando Abrucio, o caso das suspeitas de ameaças à família de Moraes pode fazer o ministro do STF ganhar apoio da opinião pública, contrastando com o episódio do aeroporto de Roma. Abrucio afirma que, se as mensagens forem de fato ameaçadoras e críveis, Moraes pode ganhar apoio, pois estudos mostram que a sociedade não aceita ameaças contra autoridades públicas.
O colunista Tales Faria criticou a atitude de Moraes por não se declarar suspeito para analisar o caso envolvendo seus próprios familiares. Faria também acrescentou Kassio Nunes Marques à lista de ministros que deveriam se declarar impedidos em certos casos devido à proximidade com Jair Bolsonaro. Segundo ele, os ministros precisam deixar de se sentir “supremos” e começar a se declarar sob suspeição ou abrir total transparência em processos nos quais estejam envolvidos.
Você concorda? Dê a sua opinião nos comentários.









