Por Ricardo Antunes — Após ser notificado da recusa feita pelo deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ) em receber agentes da Polícia Federal na Câmara e colocar a tornozeleira eletrônica, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes definiu nesta quarta-feira (30) multa diária de R$ 15 mil caso o deputado Daniel Silveira (RJ) continue se recusando a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.
O ministro determinou ainda que o Banco Central bloqueie as contas bancárias ligadas a Silveira para garantir o pagamento da multa, caso ela se materialize, e determinou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “indique dia, horário e local para a efetivação do monitoramento eletrônico do réu Daniel Silveira” e adote as providências para garantir o pagamento de eventual multa, descontando o valor diretamente nos vencimentos do parlamentar.
O deputado bolsoanrista é réu no STF por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições.
BATEU FORTE
“Estranha e esdrúxula situação, onde o réu utiliza-se da Câmara dos Deputados para esconder-se da polícia e da Justiça, ofendendo a própria dignidade do Parlamento, ao tratá-lo como covil de réus foragidos da Justiça”, escreveu Moraes em sua decisão.
CHERNOBYL
O governo da Ucrânia emitiu um alerta para o risco de explosão nuclear na usina de Chernobyl. Tropas russas controlam a central e estariam circulando na região com veículos de artilharia pesados.

GUERRA
Eleito o “país mais feliz do mundo” por diversos anos seguidos, a Finlândia está de prontidão para eventual guerra com a Rússia e já anunciou que tem planos de contingenciamento para calamidades; e ‘cidades subterrâneas’ para abrigar civis.
INSEGURANÇA
Dois terços dos brasileiros têm medo de sair à noite nas cidades. Isso é o que revela o Datafolha divulgado hoje.
ARMAS
O instituto também mostrou que apesar do incentivo da presidência da República, não houve aumento de interesse por armas de fogo na população.
GUERRA CULTURAL
Aliados de Bolsonaro veem Lollapalooza como “guerra cultural” bem feita. Apesar do PL retirar a ação, o festival atraiu a atenção do eleitorado conservador para o tema dos costumes.

JOGO DE CENA
De quebra, lembrou ao eleitorado de que lado está Bolsonaro. Resta saber o que o TSE acha desse “jogo de cena” às custas da Justiça.
OBSERVADORES
Enquanto o tribunal voltava a ser alvo de ameaças do presidente hoje, o petista Aloizio Mercadante falava com ex-primeiro ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, para pedir uma equipe de observadores internacionais para acompanhar as eleições brasileiras.
POLÊMICO
Luis Miranda, o deputado que envolveu o presidente Jair Bolsonaro em denúncias de irregularidades feitas à CPI da Covid, alugou o triplex do Guarujá atribuído pela Lava Jato ao ex-presidente Lula para celebrar o seu aniversário. Ele completou 42 anos no domingo (27). Mas a festa será no próximo sábado (2).

PECHINCHA
“Aniversário de gente polêmica tem que ser comemorado com polêmica”, ri Miranda, . que afirma ter pago “um preço extremamente ridículo, igual ao de qualquer outro apartamento equivalente na cidade”.
ANIMAÇÃO
Perguntado sobre a entrada de Marília Arraes (SD) no jogo da sucessão estadual, Miguel Coelho cravou que ela “animou a eleição”. “A oposição aprendeu, viu que uma candidatura só não funcionaria. Combinado ou não, as múltiplas candidaturas ajudam a tirar esse governo que aí está”, disse o pré-candidato a governador pelo União Brasil.
HOMENAGEM
Com a presença dos familiares do homenageado, Rodrigo Novaes e Antônio Neves Baptista comandaram hoje, a cerimônia de troca do nome do Teatro Guararapes, que passa a ter o nome do músico Chico Science, um dos criadores do “movimento” mangue beat.
FOTO DO DIA:
