Por Rafaela Nova — Um dos mais cobiçados da zona oeste de São Paulo, o bairro do Morumbi realmente é uma das melhores opções para quem deseja morar com elegância e exclusividade.
Além da localização privilegiada e de um estilo próprio que só o Morumbi é capaz de oferecer, a região também é ideal para aqueles que buscam qualidade de vida, tranquilidade, praticidade e uma variedade de estabelecimentos muito próximos de casa como padarias, supermercados, farmácias, agências e escolas, e para quem gosta de shoppings, o bairro dispõe do Cidade Jardim, Morumbi e Jardim Sul.
O processo de verticalização relativamente recente da região contribuiu para uma renovação da paisagem e da estética do lugar agregando um novo comportamento imobiliário, servindo de atração populacional e novos investimentos e dando mais visibilidade para quem tem apartamento para vender no Morumbi.

Origem
O nome do bairro remonta a herança indígena tupi-guarani desenvolvido pelo inglês John Rudge em 1815. Este foi o nome dado por ele a sua Fazenda Morumby, pela proximidade de significado com “colina ou morro verde” ou “rio de peixes grandes”. Todo esse legado deu origem a Casa da Fazenda do Morumbi, que pode ser visitada mediante agendamento. As chácaras e latifúndios de antigamente foram arrendadas, separadas e se transformaram em grandes loteamentos dando origem as grandes avenidas, parques, shoppings e espaços residenciais.

Atrativos turísticos
Um dos diferenciais da região responsável pela atração de visitantes é a concentração nesse espaço de pontos marcantes do turismo paulistano como o Palácio dos Bandeirantes, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo e a Ponte Estaiada além do casario histórico e das casas de luxo e que impactam significativamente. Tudo isso é facilitado por uma rede viária e de transportes que permite o acesso a esses pontos e dão uma dinâmica a mobilidade local por meio de linhas de ônibus que irrigam as avenidas Giovanni Gronchi, Chucri Zaidan e Hebe Camargo e pela Marginal Pinheiros.
A estação de metrô São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e as estações de trem Morumbi e Berrini (ambas Linha 9-Esmeralda) interligam de forma sustentável e rápida o bairro aos principais pontos da cidade.
O bairro ainda abriga estabelecimentos históricos e tradicionais da capital paulistana como os colégios Visconde de Porto Seguro, Miguel de Cervantes, Graded (a Escola Americana de São Paulo) e Escola da Vila. Já na rede de atendimento a saúde, destacam-se os hospitais Albert Einstein, Leforte Morumbi e São Luiz.

Parques urbanos
Atividades ao ar livre, práticas de esporte e o contato com a natureza são estimulados a partir da estrutura de áreas verdes presentes e que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. As ruas arborizadas dão um toque especial ao desenho urbano e são um convite para curtir a natureza.
É possível pedalar pela ciclofaixa Rio Pinheiros, com 21,5 quilômetros de extensão, caminhar pelo parque Parque Alfredo Volpi, com seus 140 mil m² voltados para atividades físicas como caminhadas, cooper, trilhas, aparelhos de ginástica, lagos e playgorund, apreciar a paisagem da Praça Vinícius de Moraes ou curtir a família passando uma tarde Parque Burle Marx, com mais de 138 mil metros quadrados, com uma área verde preservada e trilhas com espécies da Mata Atlântica, playgrounds, atividades ao ar livre e a aulas gratuitas de diversos esportes.

Diferencial
Considerado como um dos distritos mais arborizados e equipados da cidade, o Morumbi ainda concentra o Palácio dos Bandeirantes é um ícone da cultura arquitetônica colonial aberto ao público foi originalmente erguido em 1955 para ser uma universidade, que por falta de investimentos, recursos e vontade política, acabou se tornando sede do governo do Estado de São Paulo e hoje abriga um acervo de arte impressionante, com obras de artistas dos quilates de Djanira e Portinari.
Uma parada obrigatória para quem visita a região e um incentivo a mais que impacta diretamente na valorização dos imóveis na Zona Oeste. Já a Casa de Vidro, uma das primeiras residências do bairro e uma expressão da arquitetura moderna, parece flutuar em meio a um jardim de 7 mil m².
Resultado de um trabalho primoroso da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, a construção ganhou fama internacional agregando valor a paisagística do lugar. O Estádio do Morumbi movimenta o bairro e tem grande potencial de entretenimento com a realização de jogos de futebol e shows nacionais e internacionais de grande porte. Ainda a Fundação Maria Luiza e Oscar Americano dispõe de grandes jardins, salão de chá, obras de arte e móveis dos antigos donos que ajudam a construir a história do bairro.