Por Ricardo Antunes
O MPF, através deu sua assessoria enviou nota ao blog negando que o blogueiro tenha sido levado a depor para revelar sua fonte e, sim, pela acusação. com provas, de que o mesmo teria informado aos investigados uma operação da Lava Jato. Para o MPF. Eduardo Guimarães, cometeu “crime de obstrução de justiça”. Nesse caso, muda tudo. Confira na íntegra a nota do MPF.
Nesta data, no âmbito da Operação Lava Jato, foram executadas diligências policiais com a finalidade de aprofundar apurações relacionadas ao crime de obstrução da Justiça. Dentre os motivos das providências, estão provas de que um blogueiro informou diretamente aos investigados a existência de medidas judiciais sob sigilo e pendentes de cumprimento. Esse vazamento ocorreu antes mesmo da publicação das informações no blog, portanto a diligência não foi motivada pela divulgação das informações à sociedade.
O Ministério Público Federal reforça seu respeito ao livre exercício da imprensa, essencial à democracia. Reconhece ainda a importância do trabalho de interesse público desenvolvido por blogueiros e pela imprensa independente. Trata-se de atividade extremamente relevante para a população, que inclusive contribui para o controle social e o combate à corrupção.







