Por Ricardo Antunes – Eliminado do concurso para cargo de carreira para promotor de justiça substituto do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), candidato passou em primeiro em concurso semelhante. Ele realizou as últimas fases do certame em janeiro, para cargo em Pernambuco.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o candidato foi flagrado com celular em meio ao livro, durante prova da segunda fase, realizada na última sexta-feira (3). Por isso, foi publicada a eliminação nesta segunda-feira (6), no Diário do MPMS.
Neste concurso, ele já havia sido aprovado em primeiro lugar na primeira fase, de prova objetiva. No entanto, foi desclassificado na prova escrita, quando foi flagrado com o aparelho eletrônico.
Já no concurso para a mesma carreira, promotor de justiça substituto, no MPPE (Ministério Público de Pernambuco), o candidato também foi aprovado em primeiro lugar. Recentemente, ele passou por exame médico e ainda pela entrevista.
“CONTATO”
A reportagem do blog entrou em contato com o MPPE, para apurar se haverá alguma investigação sobre a prova, já que a princípio não houve intercorrência. Ainda não há resposta sobre o caso e o espaço segue aberto para manifestação.
COMANDO
Lula vai passar o comando da Abin para a Casa Civil, ministério comandado pelo ex-governador da Bahia Rui Costa, homem de confiança do presidente e que despacha diariamente no Palácio do Planalto.

PRESENÇA
O governo brasileiro vai enviar uma missão humanitária para a Turquia após o terremoto que já matou 11 mil pessoas e deixou milhares de desaparecidos.
INTEGRANTES
A equipe, que deve embarcar ainda hoje para o país em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), é composta por 42 pessoas, sendo a maioria bombeiros. Também estarão na aeronave quatro cães farejadores para ajudar nas buscas, sendo que um deles atuou no desastre do rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019.
AOS OLHOS…
A situação de emergência entre os ianomâmis, prestes a completar três semanas desde que foi declarada pelo governo, chegará nesta quinta-feira ao conhecimento do Parlamento Europeu.
…DO MUNDO
Tarcísio Motta, deputado federal pelo PSOL do Rio, viajou à Bruxelas a convite do Legislativo da União Europeia com pretensão de denunciar o caso diante do parlamentos locais.

AUDITORIA
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) pediu explicações ao governo do estado sobre os eventuais supersalários que o servidor Adilson Albuquerque Viana, genro do governador João Azevedo (PSB), pode ter recebido nos últimos meses. Servidor efetivo da Secretaria de Segurança Pública (Perito Odonto Legal), ele assumiu em novembro de 2019 a coordenação do Opera Paraíba, vinculado à Secretaria de Saúde, e chegou a receber um salário mensal de quase R$ 52 mil.
NEPOTISMO
O Opera Paraíba é o programa criado pelo governo do estado para acabar com a fila de cirurgias eletivas. A cobrança tem por base uma auditoria realizada por técnicos do TCE-PB, que considerou, dentre outros pontos, que a nomeação de Adilson para a Coordenação e Execução do Programa de Ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos do Estado da Paraíba, o Opera Paraíba, se enquadra no impedimento da Súmula 13, do STF, por se tratar de nepotismo.
ANTI-CORRUPÇÃO
Com a presença da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco lança nesta quinta-feira (9), às 9h, no auditório da Esmape, a primeira fase do seu Programa Anticorrupção.

START
O lançamento será realizado com a assinatura do Decreto que institui o Programa Pernambuco Mais Íntegro (PPMI), que estabelece diretrizes para promoção da ética e probidade na gestão, com a formulação e gestão de programas de planos de integridade pelos órgãos e entidades do Estado.
AJUDA
Consultores holandeses especializados em desenvolvimento de gestão da água estão visitando o Recife esta semana para discutir soluções para melhorar a drenagem e reduzir os efeitos de desastres provocados por temporais e pelo aumento do nível do mar na cidade, como os que afetaram a Região Metropolitana na segunda (6).
ESTUDO
A iniciativa é resultado de uma cooperação firmada entre a Prefeitura do Recife e a empresa de consultoria DRR Team, ligada ao governo da Holanda, país da Europa que possui características geográficas semelhantes às do território recifense. As análises vão servir de base para a elaboração de estudos técnicos sobre o assunto.
FOTO DO DIA








