Por André Beltrão – O futuro secretário de Turismo de Pernambuco, deputado estadual Kaio Maniçoba, que deve ser empossado na segunda-feira (24), não deve mexer no comando da Empetur, cujo presidente, Eduardo Loyo, pode ser mantido, informam fontes do governo estadual. O acerto faz parte de acordo da governadora Raquel Lyra com Kayo no convite para a secretaria, feito antes de sua viagem de descanso ao Canadá.
Eduardo é filho do ainda presidente do PSDB de Pernambuco, Fred Loyo, amigo da governadora, sucedida por ele no comando dos tucanos locais em novembro de 2023. Magoada com a troca da governadora do PSDB pelo PSD, a direção nacional da legenda vai substituir Loyo, na próxima semana, pelo presidente da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), Álvaro Porto (PSDB), adversário político de Raquel, que levará a legenda para o palanque do prefeito João Campos (PSB) na disputa pelo governo em 2026.
A mudança na Secretaria de Turismo confirma que o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), aliado da governadora, acertou na mosca quando previu, em almoço com jornalistas semana passada, no Recife, que Raquel ia começar a fazer política com a proximidade das eleições, “virando a chave” e “pisando no acelerador”, conforme suas aspas.
A Secretaria de Turismo já era do PP, com Paulo Nery , um quadro técnico, mas sua troca por Kaio abre uma vaga na Alepe para a suplente Roberta Arraes (PP), ligada ao grupo do prefeito de Araripina, no Sertão, Evilásio Mateus (PDT).