Por Ricardo Antunes – O general Paulo Chagas usou as redes sociais para criticar a expressão usada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, informa a coluna de Rodrigo Rangel no Metrópoles. Questionado por um bolsonarista sobre as urnas eletrônicas brasileiras, o magistrado foi curto e grosso: “Perdeu, mané; não amola”.
Segundo Rangel, o oficial da reserva do Exército Brasileiro afirmou, em sua conta no Twitter, que Barroso deveria tomar “cuidado”. “Com todo respeito e no msm nível, eu o alerto: – Se liga, Mané, todo o poder emana do povo! Quem avisa amigo é, cuidado com a ‘cólera das multidões [sic]’, disse Chagas no Twitter.
Barroso está entre os ministros do STF que viajaram a Nova York para participar do Lide Brazil Conference, evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais. Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes também estiveram presentes.
RECORDE
Ao concluir o anúncio de todos os convocados para compor a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin consolidou um recorde histórico no Brasil.

CONTINGENTE
O time que vai compor a transição entre os governos Bolsonaro e Lula já soma 283 integrantes – já sem Isabel Salgado, que chegou a ser indicada para o grupo de trabalho de Esportes, mas faleceu nesta quarta-feira -, e isso porque alguns nomes ainda devem ser indicados nos próximos dias.
”FOME ZERO”
Os gastos do governo Bolsonaro com alimentos e petiscos servidos no avião presidencial somaram mais de R$ 3,5 milhões durante seus quatro anos de governo.
LUXO
“Esses valores colocam em xeque a imagem que o presidente quer passar, de um homem simples, que come farofa na rua, que gosta de macarrão instantâneo e leite condensado”, criticou o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), responsável pelo levantamento.
CONTRADIÇÃO
Durante depoimento prestado à PGR, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) negou ter cometido qualquer tipo de ilegalidade ao ter perseguido a mão armada um homem em São Paulo na véspera do segundo turno.

EXPLICAÇÃO
“A deputada esclareceu a dinâmica da situação, quando foi abordada na companhia de seu filho de 14 anos, tendo recebida ofensas à sua honra e ameaças à sua vida”, informou a parlamentar em nota oficial.
AFASTAMENTO
O ministro Alexandre de Moraes encaminhou nesta à Procuradoria Geral da República pedido do deputado Marcelo Calero para afastar o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.
FRAUDE ELEITORAL
No pedido, protocolado em 11 de novembro, Calero alega que Nogueira tem feito declarações sobre supostas fraudes no processo eleitoral, agindo em benefício do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

DIÁLOGO
“Desarmamos os palanques e estamos aqui sem enxergar cores partidárias”, disse a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), durante encontro com parlamentares no Recife. O discurso foi um claro aceno para deputados de diferentes matizes ideológicas, por uma relação de diálogo e união em prol dos interesses do estado.
PRESENÇA
A senadora eleita, Teresa Leitão (PT), que é ainda deputada estadual, também esteve presente no evento. Além de outros 55 deputados estaduais.
FOTO DO DIA








