Com informações do UOL – A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) instaurou um procedimento de fiscalização para apurar a conduta do X (ex-Twitter), que usa dados de usuários para treinar sua IA generativa, Grok, que deve concorrer com o ChatGPT, segundo Elon Musk.
Essa prática foi comunicada apenas por uma atualização na página de configurações, onde os usuários podem permitir ou não o uso de seus posts e interações para treinar a IA, com a opção ativada por padrão.
A Meta, dona de WhatsApp, Facebook e Instagram, foi impedida pela ANPD de usar dados públicos para treinar sua IA em julho, após a União Europeia fazer o mesmo. Em consequência, a empresa adiou o lançamento da IA no Brasil e na Europa.
A Meta expressou desapontamento com a decisão da ANPD, argumentando que “treinamento de IA não é exclusivo” de seus serviços e que cumpre as leis de privacidade no Brasil. Especialistas defendem que a ANPD deveria agir de forma semelhante em relação a outras Big Tech.
O Google também alterou sua política de privacidade no ano passado para práticas semelhantes, incluindo o YouTube.
Na sexta-feira (26), a coluna questionou a ANPD sobre ações relacionadas ao X. Em resposta, a autoridade informou que enviou um ofício ao X pedindo esclarecimentos.
A ação contra a Meta foi provocada pelo Idec (Instituto de Defesa de Consumidores), que apontou que:
- Não havia base legal para o tratamento de dados pessoais para treinar IA.
- A Meta não divulgou adequadamente a mudança em suas regras.
- Usuários brasileiros enfrentavam dificuldades para se opor à utilização de seus dados.
- Dados de crianças e adolescentes estavam sendo tratados em desacordo com a LGPD.
O Idec manifestou indignação com o X, afirmando que há uma pré-seleção que pressupõe o consentimento dos consumidores para o uso de seus dados, o que não deveria ocorrer.
Segundo o X, os dados serão usados para “treinamento e ajuste fino” da IA, gerando reações negativas de usuários pela falta de transparência.
Para impedir o X de coletar dados para IA:
- Acesse sua conta no X pelo computador (não é possível desabilitar pelo aplicativo).
- Vá em “Configurações”.
- Clique em “Privacidade e Segurança”.
- Selecione “Grok”.
- Desabilite o “Compartilhamento de dados”.