Da Redação do Blog – Quatro dias depois do naufrágio no qual morreu a advogada Maria Eduarda de Medeiros, a Duda, 38 anos, sepultada na terça-feira (24), seu namorado, o médico urologista Seráfico Pereira Cabral Junior, 55 anos, que pilotava o pequeno veleiro, continua internado em estado de choque no Hospital Unimed, na Ilha do Leite, área central do Recife.
O veleiro afundou no final da tarde de sábado (21) entre Muro Alto e Suape, no Litoral Sul. Seráfico nadou até a costa por duas horas, foi levado à UPA de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e no dia seguinte internado no Hospital Unimed. A condição de atleta, praticante de esportes náuticos, como wind surfe e kite surfe, permitiu que se salvasse do naufrágio enfrentando duas horas de nado.
Segundo relato da polícia, o alerta do desaparecimento do casal foi dado por uma irmã do médico. Os dois passavam o fim de semana na casa que Seráfico possui no Narguilé Beach Club, condomínio de alto padrão na Praia de Muro Alto, de onde partiram para navegar.
Após três dias de busca intensa, o corpo de Duda foi encontrado pelos bombeiros na praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, na manhã da terça-feira (24).
Como divulgou o Blog, maré alta combinada com ventos fortes podem ter sido as causas do naufrágio, afirmam especialistas em navegação. Segundo eles, o chamado coeficiente de marés previsto para junho prevê grandes correntes e movimentos de fundos marinhos no Recife. Presumem que o naufrágio pode ter ocorrido na boca de Suape, onde há uma falha geológica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/H/oc7fp5QSyu0mDPRdprAA/maria-eduarda-medeiros-avdgoada-g1.jpg)
Uma outra suspeita, em vez da maré alta e dos ventos fortes, é de que a causa do naufrágio pode estar na vela do barco amarrada incorretamente, sem nós e roldanas nos lugares certos. Em algum momento, especulam velejadores experientes, a vela poderia ter se descontrolado por causa disso, levando o barco a adernar.
É possível, na opinião de especialistas, que Duda e Seráfico tenham nadado juntos logo depois do barco haver virado, mas ela deve ter sido puxada pelo mar alto.
Filho de médico também urologista, pai de dois filhos, uma delas estudante de medicina, especialista no tratamento de cálculos renais e aumento da próstata, Seráfico Pereira Cabral Junior é coordenador do Serviço de Urologia do IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira).
Formado em Medicina em 1994 na UFPE, é membro da Sociedade Brasileira de Urologia e da American Urological Association. No Instagram, costuma postar informações sobre tratamentos de problemas da próstata.