Por Ricardo Antunes – Em meio a uma campanha silenciosa e sem debates no Recife, a TV Globo Nordeste inicia hoje, no NETV 1ª edição, as entrevistas com os candidatos a prefeito.
O primeiro a participar será o candidato à reeleição, João Campos (PSB), seguido de Daniel Coelho (PSD) amanhã e Gilson Machado (PL) na quarta.
A maior expectativa no meio político é sobre a abordagem das perguntas, já que se quiser fazer jornalismo, os entrevistadores poderão questionar o prefeito sobre o escândalo das creches, única pauta que incomoda o PSB a ponto de ter conseguido tirar do ar o programa de Gilson Machado (PL).
A única vez em que João Campos falou sobre o assunto foi na sabatina da Rádio Jornal, há exatas três semanas.
Desde então, o cenário mudou e as denúncias sobre o programa Infância na Creche se avolumaram, refletindo na instauração de um inquérito civil no Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e uma auditoria especial no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que em parecer prévio divulgado com exclusividade pelo Blog confirmou a veracidade das denúncias: há várias creches funcionando sem alvarás, há influência de políticos da base do prefeito nas creches e também falta transparência nas contratações.
Até o momento, só em 2024, foram repassados R$ 46 milhões a essas creches privadas. Pra tentar desfazer os problemas que a própria gestão João Campos criou, a Secretaria de Educação já notificou 35 unidades por irregularidades que ela própria deveria ter apurado antes do credenciamento. Mesmo assim, os pagamentos seguem acontecendo normalmente, inclusive com recursos federais.
A Globo, como se vê, sabe fazer jornalismo quando quer. Mas a cobertura da gestão João Campos tem chamado atenção pela ausência de pautas questionadoras por parte da emissora. Nenhum fato relacionado às investigações das creches, por exemplo, foi publicado nos três telejornais da emissora nem no Portal G1.
As entrevistas de 30 minutos no estúdio do NE1 serão conduzidas por Márcio Bonfim e Gustavo Ferreira.
A ver.









