Por Ricardo Antunes — Aos 32 anos, Daniel Kaluuya venceu neste domingo seu primeiro Oscar, o de melhor ator coadjuvante, por “Judas e o Messias Negro”. A estatueta chega uma década depois de um dos primeiros contatos entre Kaluuya e o grande público, através da série “Black mirror”.
Ele protagonizou o segundo episódio da primeira e já clássica temporada da produção distópica, batizado de “Fifteen million merits”. Na trama, as pessoas precisam pedalar constantemente para vencer créditos na vida. Bing, o personagem de Kaluuya, tenta ajudar Abi Khan (Jessica Brown Findlay) a entrar numa competição de canto.
Seis anos depois, Kaluuya faria outro grande papel, desta vez no cinema: ele protagoniza o terror psicológico “Corra!” (2017), de Jordan Peele. Em 2018, o ator esteve ainda em “Pantera Negra”, da Marvel.
Em “Judas e o Messias Negro”, o britânico de Londres Daniel Kaluuya interpreta um personagem histórico dos Estados Unidos: Fred Hampton, um dos líderes do partido dos Panteras Negras.
Além de superar a diferença de sotaque, Kaluuya ainda fez uma figura muito mais jovem que ele. Quando foi assassinado pela polícia de Chicago, em 1969, Fred Hampton tinha 21 anos, 11 a menos que o ator que o interpretou tem hoje.
ALTERNATIVA
Pela primeira vez desde que foi incentivado a entrar na disputa de 2022, o senador Tasso Jereissati (CE) admitiu participar de prévias do PSDB para a escolha do candidato à Presidência e construir uma terceira via, diante da polarização entre a esquerda e a extrema direita. “Se meu nome servir para unir, em algum momento, vamos trabalhar nessa direção”, disse o senador

BIDEN BRASILEIRO
Integrante da CPI da Covid, Tasso gostou de ser chamado de “Biden brasileiro” por um grupo do PSDB que se refere a ele como o único político capaz de agregar forças no campo de centro. Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, de 78 anos, teve esse papel. “Vejo nele um cara que está mudando a história do mundo”, afirmou o tucano, que tem 72 anos.
NÃO-ENTREVISTA
Luciano Huck recusou-se a dar uma entrevista para a Folha de S. Paulo sobre sua candidatura presidencial e o jornal resolveu publicar uma matéria sobre sua recusa. A matéria é ainda mais bizarra quando se considera que Huck costuma publicar seus artigos na própria Folha de S. Paulo. O fato é que Huck não vai se candidatar, e não pode dar uma entrevista dizendo que não vai se candidatar porque ele nunca disse que se candidataria.
CANDIDATO
Quem continua “candidatíssimo”, é o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. O PDT começa a veicular na segunda (26) uma série de filmetes políticos estrelados pelo presidenciável. As peças serão apresentadas em vários canais da internet, com diversos formatos e propostas do partido para o enfrentamento da crise. Na semana passada, o partido anunciou a contratação do ex-publicitário de Lula e Dilma, João Santana, condenado na Lava Jato por Caixa-dois de R$ 4,5 milhões.
CONTROLADO
Pedetistas fizeram um pedido a Ciro Gomes: continue com seu jeito, mas tente não adjetivar tanto. O pedido vale, por exemplo, para João Doria e Luciano Huck (sem partido) — que já foram duramente criticados por Ciro e, em março, assinaram manifesto pela democracia com ele — mas também a Eduardo Leite (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Luiz Henrique Mandetta (DEM).

O EMISSÁRIO
Os bancos têm procurado Lula para conversar. Mas o PT escalou um emissário para conversar com o sistema financeiro: Fernando Haddad. Lula só quer papo direto com essa turma mais adiante, no início de 2022.
CONTRA-ATAQUE
Integrantes da CPI da Covid cogitam a criação de uma sub-relatoria para investigar exclusivamente a condução do combate à pandemia em Alagoas. O objetivo é minar os ataques de bolsonaristas à escolha do senador Renan Calheiros como relator da comissão. Renan Filho, filho do parlamentar, é governador do estado.
DESPERDÍCIO
O Brasil está prestes a perder cerca de 2 milhões de doses da Sputnik V previstas para serem exportadas para o Brasil até o fim de abril. Presidente do Consórcio do Nordeste – entidade que comprou 37 milhões de vacinas, sendo 2 milhões para serem entregues em abril – o governador do Piauí, Wellington Dias, afirma que os imunizantes russos não chegarão ao país neste mês devido à demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em provar seu no Brasil.
INICIATIVA
No início da semana, representantes do Consórcio do Nordeste, entidade formada por nove estados da região, desembarcaram na Rússia para acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. O secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas, afirmou que na viagem finalizou 17 contratos de estados do Nordeste e Norte que negociavam a aquisição da Sputnik V.
FÉ
Um pernambucano de 29 anos está entre os nove diáconos que foram ordenados sacerdotes pelo Papa Francisco neste domingo (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano (veja vídeo acima). Natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão, Mateus Henrique Ataíde da Cruz foi o único brasileiro entre os sacerdotes ordenados pela imposição das mãos do Papa Francisco neste domingo (25).

DISTANTE
O líder da Igreja Católica também ficou tocado ao saber que, por conta da pandemia, os pais de Mateus não puderam comparecer. Eles acompanharam pelas redes sociais o momento importante na vida do filho, o primeiro pernambucano ordenado pelas mãos do Papa Francisco, segundo o novo padre.
PRÊMIO
Num Oscar 2021 que tem a diversidade como um dos temas principais, Chloé Zhao fez história: ela é a primeira mulher não branca a vencer a estatueta de direção, em mais de 90 anos de cerimônia. A diretora de “Nomadland” é também apenas a segunda diretora mulher a vencer a categoria.
VITÓRIA
Nascida e criada em Pequim, Zhao ainda tinha a oportunidade de alcançar outra marca histórica, se vencesse os quatro Oscars aos quais foi indicada, mas ela acabou superada por “Meu pai” em roteiro adaptado. A última vez que alguém ganhou quatro Oscars na mesma noite foi Walt Disney, em 1954.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Domingo, 25/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.