Por Ricardo Antunes — É um comportamento radical, de governos extremistas, e por que não dizer, fundamentalista, ocupar e incentivar seus apoiadores e militantes fanáticos para ficar bisbilhotando a vida dos membros do governo e dos candidatos a ministro.
Uma coisa são as opiniões do cidadão sobre os variados temas no seu ambiente privado, entre familiares e amigos. Outra completamente diferente é o exercício de um cargo público, onde são tomadas decisões de interesse coletivo. O próprio Bolsonaro já percebeu isso em 2 anos de exercício da Presidência.
A médica Ludhmila Hajjar foi a última vítima do comportamento doentio da patrulha ideológica do governo nas redes sociais. Nem recentemente, nos 3 governos do PT, se viu patrulhamento com essa dimensão e agressividade.
É sempre importante conhecer a história. E não custa recordar aos soldados de Bolsonaro nas redes sociais, que Lula nomeou como ministro o professor Mangabeira Unger, um dos críticos mais ferrenhos dos governos do PT. Fernando Henrique Cardoso também nomeou ministros críticos do seu governo. O banqueiro José Eduardo de Andrade Vieira foi um deles, para a agricultura.
Mesmo sendo ingredientes intrínsecos do poder, é impossível querer que um governo de familiares e amigos dê certo, ainda mais movido por fofocas e intrigas.
RECORDE
Muitos não entendem porque os governos não aumentam a quantidade de leitos de UTI para doentes com covid-19. O problema é que não é só uma “cama”: são necessários equipamentos, remédios e profissionais de saúde.

RECORDE 2
Em São Paulo, por exemplo, não há mais gente qualificada disponível. São Paulo registrou 679 mortes em 24 horas, um novo recorde
RECORDE 3
No Brasil, os número chegam a assustadores 2.798 óbitos em apenas 24 horas. O país vive recorde diário desde 26 de fevereiro.
MÁGICA
Queiroga diz que a “pandemia é um desafio para todos”. “ O 4º ministro da Saúde do governo Bolsonaro, fez seu pronunciamento ao lado do antecessor, Eduardo Pazuello. Na fala, Queiroga ressaltou a importância das máscaras para a prevenção da Covid-19 e afirmou que, sozinho, não vai “fazer mágica”.
TIO SAM
Depois de bater recorde de vacinação diária contra o novo coronavírus, os Estados Unidos anunciaram uma queda de 22% nas mortes pela doença. O país já vacinou mais de um quinto da população e mais de dois milhões de doses de vacina são aplicadas todos os dias, cumprindo a meta do plano de governo de Joe Biden. Israel, outro exemplo, vacinou mais da metade da população.

ECONOMIA
A economia brasileira gerou 260.353 empregos com carteira assinada em janeiro deste ano, informou nesta terça-feira (16) o Ministério da Economia. É o melhor resultado para janeiro de toda a série histórica, que tem início em 1992, ou seja, em 30 anos.
PROSSEGUIMENTO
Os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) do Rio decidiram nesta terça, por um placar de 3×2, que foi legal a troca de informações entre o Coaf e o Ministério Público do Rio na investigação sobre um suposto esquema de “rachadinhas” no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), quando ele ainda era deputado estadual no Rio. Com isso, as investigações não retornarão ao início.
DE CASA
Paulo Câmara nomeou o tio-avô de João Campos como assessor especial no Governo de Pernambuco. O pintor, Maurício Arraes de Alencar foi nomeado para o cargo em comissão, sem concurso, de “Assessor Especial do Governador”.

RETORNO
Paris é um dos temas mais retratados na obra do artista Maurício Arraes de Alencar. Ele morou na capital francesa na década de 1970, época do exílio político de seu pai, o ex-governador Miguel Arraes. Agora, o pintor volta ao Palácio do Campo das Princesas.
FOTO
Arqueólogos israelenses mostram fragmentos de pergaminhos bíblicos de 2.000 anos recém encontrados no deserto da Judeia. Descoberta, que inclui moedas e esqueleto de criança, é considerada uma das mais importantes desde os Manuscritos do Mar Morto.

Coluna do Ricardo Antunes, Terça-Feira, 16/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







