Foi o dia mais tenso na CPI da Covid-19 com acusações que deixaram o ex-secretário da SECOM, Fabio Wajngarten, completamente desnorteado. Ele mentiu e não foi uma vez apenas. Eu mesmo perdi a conta. Mentiu tanto que nem sabia o que tinha dito em entrevista exclusiva à Revista Veja na edição da semana passada.
O grande derrotado, no entanto, não foi ele, que se livrou da prisão graças ao bom senso do presidente Omar Aziz (PSD). O senador do Amazonas, preferiu lhe passar um sermão e alertar que o poder é efêmero.
Quem perdeu quase tudo na tumultuada sessão de hoje foi mesmo o senador Renan Calheiros (MDB). Ter Renan, e seu vasto prontuário como relator de uma Comissão Parlamentar de Inquérito é algo que só pode acontecer no Brasil.
Em qualquer país sério do mundo, o coronel alagoano estaria ou na prisão ou de pijama em casa, aposentado pelo voto popular. Não dá pra falar aqui a história e o vasto currículo do ex-presidente do Senado, que tinha uma pensão alimentícia (de um filho que teve com uma jornalista em Brasília) paga pela Odebrecht. A mesma do “amigo do meu amigo” e que fez a festa do ex-presidente Lula e de sua turma.
Vendo que o senador de Lula estava se exibindo em demasia, o Palácio do Planalto, acionou o filho do presidente para acabar com a festa. “Imagina um cidadão honesto sendo preso por um vagabundo, que é o senador Renan Calheiros?”, disparou Flávio Bolsonaro ao vivo e a cores para todo Brasil.
Renan ainda balbuciou alguma coisa, mas já era tarde. Já estava na lona com nocaute técnico.
Nem prendeu ninguém e ainda foi chamado de “vagabundo”.
É isso.
DÚVIDA
A fase ruim de Renan Calheiros (MDB), ainda vai até a próxima sexta-feira (14). Quem chega na sua terra, Alagoas, com uma comitiva levando muitos recursos é nada menos que o presidente Jair Messias Bolsonaro.

COM ARTHUR DO LADO
Bolsonaro vai a duas cidades de Alagoas. A capital Maceió e ao município de São José de Tapera. A ida ao município deve-se ao Canal do Sertão, obra hídrica que recebe recursos do governo federal. Só pra contrariar, quem está confirmado no avião presidencial é o desafeto de Renan, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). É mole?
INDAGAÇÃO
Depois do filho, foi a vez de Bolsonaro “tripudiar” o senador amigo de Lula. “Com mais de 10 inquéritos no STF, Renan tem moral para querer prender alguém?”, disse ele.
LEI SECA
O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, afirmou nesta quarta (12) que recomendou a suspensão de compra de bebidas alcoólicas com dinheiro público pelas Forças Armadas. A medida veio após a divulgação de que o governo gastou milhões com bebida, além de toneladas de picanha, filé, bacalhau e salmão.
INEP
Deputados da bancada do PT querem que a PGR investigue o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por suposta atuação a favor de um centro universitário presbiteriano, suspeito de fraude no Enade de 2019. O pastor presbiteriano, teria agido nos bastidores da investigação em favor da Unifil, viajando para Londrina e se reunindo com pastores ligados ao centro. A coordenadora da graduação teria tido acesso à prova e às respostas com antecedência.
NA ILHA DE FIDEL
ONG Observatório Cubano de Conflitos identificou protestos de cubanos reclamando da falta de vacinas contra a Covid em 9 das 15 províncias da ilha. Em muitos deles, pessoas foram fotografadas com cartazes improvisados e a frase “cadê a minha vacina?”.

ESQUERDA FESTIVA
A ditadura comunista não importou vacinas de outros países e optou por ficar de fora do consórcio Covax, criado pela ONU para ajudar países com menos recursos para adquirir os imunizantes.
LIBERDADE
A juíza da 38ª Vara Criminal do TJ-RJ, determinou o trancamento da investigação aberta pela Polícia Civil do Rio contra o youtuber Felipe Neto por chamar Jair Bolsonaro de “genocida”. Na prática, o inquérito será arquivado diante do entendimento de que ele é ilegal. Gisele Guida também considerou que a manifestação de Felipe expressa revolta pelo número de mortos da Covid no Brasil e não ultrapassou os limites da liberdade de expressão.
CIÊNCIA ABANDONADA
Em 11 anos, o orçamento do MEC para as universidades federais caiu 37%. A queda ocorre nas despesas discricionárias, que excluem o pagamento de salários e aposentadorias. UFRJ diz que, sem recursos de investimentos, poderá fechar as portas.
ESQUECERAM DE MIM
Dois turistas do Paraná ficaram presos em uma das 20 cabines de uma roda gigante após o fechamento da atração em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Eles estavam no alto da roda gigante, a cerca de 65 metros de altura, quando viram funcionários finalizarem as operações da atração. Resgate ocorreu cerca de 25 minutos depois da notificação do incidente.

REVÉS
Se o objetivo da CNN Brasil era chegar próximo da GloboNews com uma nova faixa de programas às 22h30, o objetivo neste primeiro momento não foi atingido. Na última semana – a primeira da nova grade -, o canal de notícias não só perdeu para a principal concorrente, como também sofreu revés da BandNews, o canal noticioso do Grupo Bandeirantes.
VACINAÇÃO
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta (12), que vai usar doses da Pfizer para vacinar contra a Covid grávidas e mulheres que tiveram bebês há 45 dias, com ou sem doenças pré-existentes.
FOTO DO DIA








