Por Ricardo Antunes — O Secretário de Saúde do Governo de Pernambuco, André Longo, comparou situação da Pandemia, hoje, com a que vivemos no ano passado, em maio, no pico da pandemia. “Já são mais de 150 leitos de UTI em todo o estado e até fora dele Contratamos essa semana em Juazeiro, vizinho a Petrolina”, afirmou
Ao falar dos números da Covid ele reforçou os pedidos para que os prefeitos, principalmente das cidades com mais de 100 mil habitantes, possam ajudar nos esforços de abertura de novas vagas. “O SUS é tripartite, e nesse momento, precisamos de toda e qualquer ajuda”, disse.
Ele lembrou que nos últimos 15 dias, foram abertas 165 novas vagas de UTI.

Segundo o secretário, nessa semana, foram abertos cerca de 80 leitos de terapia intensiva. Isso representa duas vezes o total de leitos que sempre existiu no Hospital Getúlio Vargas, por exemplo.
Ele foi enfático ao dizer que ou todos cooperam, ou vai faltar leito para quem precisa. “Isso vai provocar perda de vidas e sofrimento para muitas famílias. E não só na rede pública. Não pense que se você tem plano de saúde, ou dinheiro para pagar internação, vai ser diferente. A situação é de estrangulamento em todos os serviços”, alertou ele, mostrando que essa nova onda da pandemia do Covid-19 é muito preocupante.







