Da Redação do Blog – Depois de uma enxurrada de críticas nas redes sociais, finalmente a Neonergia deu sinal de vida e enviou ao nosso Blog uma nota oficial sobre os problemas que estão ocorrendo na Ilha de Fernando de Noronha.
Leia a nota na íntegra:
A Neoenergia Pernambuco informa que, na sexta-feira (12), identificou falhas em dois dos oitos equipamentos de geração da Usina Tubarão, comprometendo o pleno suprimento de energia elétrica na Ilha de Fernando de Noronha.
Desde então, a empresa reforçou o número de equipes técnicas que atuam, diuturnamente, para minimizar os impactos e realizar as manutenções emergenciais necessárias. No decorrer do fim de semana, os trabalhos têm avançado significativamente, apesar das dificuldades logísticas impostas pelas características naturais do arquipélago.
Uma das máquinas avariadas já está operando normalmente. Com apoio do Comando da Aeronáutica e do Governo de Pernambuco, novos equipamentos têm sido enviados à ilha e estão em processo de montagem e conexão ao sistema.
Em razão do período de alta demanda, a empresa vem operando com a totalidade de máquinas disponíveis, incluindo os equipamentos de backup. Com o registro da intercorrência e o elevado consumo nesta época, houve a necessidade de promover desligamentos temporários e parciais, predominantemente em horários de picos (das 18h às 21h).
No entanto, o fornecimento de energia a serviços essenciais como hospital, aeroporto e abastecimento de água foram priorizados e seguem preservados. Até que a situação esteja integralmente normalizada, os demais clientes da ilha podem perceber impactos pontuais com duração máxima de duas horas.
Neste momento, a empresa atende a 100% dos clientes da ilha. A Neoenergia lamenta eventuais transtornos e assegura que todos os esforços possíveis estão sendo empregados na recomposição integral e definitiva do sistema até a segunda-feira (15).