EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes — A médica Maria Eduarda Novaes Antunes Lima, noiva do pré-candidato a vice-prefeito do Recife, o “comunista: Victor Marques, obteve o seu primeiro emprego de médica plantonista justamente na gestão do prefeito João Campos (PSB), amigo e chefe do seu então namorado.
Para conquistar o cargo, que lhe rendeu R$ 49,2 mil em quatro meses de trabalho, a gestão João Campos fez uma nomeação extra do chamamento público lançado em junho de 2021, período que Maria Eduarda tinha acabado de obter o registro de médica.
Na convocação extra de 15 de janeiro de 2022, em portaria conjunta das secretarias de Planejamento, Gestão e Transformação Digital e de Saúde, a Prefeitura chamou mais dez profissionais, sendo a última delas (na colocação 62ª) justamente a noiva do então chefe de gabinete de João Campos. Ela não estava apta a participar do chamamento quando da sua abertura, seis meses antes.
Nas redes sociais, em 14 de dezembro de 2021, Victor Marques fez uma homenagem à noiva referindo-se ao seu registro como médica profissional: “que hoje seja o início de uma trajetória linda! Todo seu esforço e dedicação, nos últimos anos, te tornaram na mulher capaz e preparada que és. Que ainda venham muitas e muitas conquistas”, registrou.
Na prática, a Prefeitura aproveitou um edital de credenciamento para fins de contratação temporária por excepcional interesse por conta da Covid-19 – que teve suas inscrições realizadas antes de Maria Eduarda tornar-se médica – para garantir uma vaga para a nova médica, com carga horária de 20h semanais, logo após sua formatura.

Após a primeira convocação do edital de contratação temporária, realizada em 23 de julho de 2021, foram feitas mais quatro, em 30 de julho de 2021, 18 de agosto de 2021 e 29 de dezembro de 2021.
A última convocação desse edital foi justamente a que concedeu a vaga à noiva do candidato a vice-prefeito de João Campos. Os vínculos da referida contratação temporária foram extintos em 12 de junho de 2022.