Segundo a Revista Rolling Stones, em uma entrevista recente ao canal norte-americano PBS, a documentarista Petra Costa listou uma série de acusações contra o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro.
Na conversa com o apresentador, transmitida pela emissora no último sábado, 1º de fevereiro, Petra cita informações como “desde que ele foi eleito o índice de mortes causadas pela polícia cresceu 20%”.
Além disso, ela o acusa de incentivar queimadas na Floresta Amazônica e ter aproveitado, para conseguir se eleger, da crescente “onda evangélica que tem se posicionado contra direitos dos gays, feminismo e ‘pessoas de cor'”.
Assista abaixo à entrevista.
https://twitter.com/i/status/1224330689404907521
“Jornal Metrô” checou informações divulgadas pela cineasta:
Mais de 36 mil usuários, questionaram os dados compartilhados por Petra durante a entrevista. Diante disso, decidimos checar algumas das informações mais polêmicas. Veja o que é falso ou verdadeiro:
- “O estado do Rio tem mais pessoas mortas pela política que os EUA” (VERDADE)
A informação é verdade. Os policiais do estado do Rio de Janeiro mataram 1.075 pessoas de janeiro a julho de 2019. Nos Estados Unidos, os policiais mataram 970 pessoas no ano de 2019. É o que indica o levantamento realizado pelo Washington Post.
- Bolsonaro incentiva a queimar a floresta Amazônica (VERDADE)
A informação é correta. Em declaração em Riad, na Arábia Saudita, durante o painel Future Investment Initiative, Bolsonaro declarou que potencializou as queimadas por discordar das leis ambientais.
“Há poucas semanas, o Brasil foi duramente atacado por um chefe de Estado europeu sobre a questão amazônica. (São) Problemas que acontecem anos após anos (sic), que é da cultura por parte do povo nativo queimar, depois derrubar uma parte de sua propriedade para seu plantio, para a sobrevivência. Mas foi potencializado por mim exatamente porque eu não me identifiquei com políticas anteriores adotadas no tocante à Amazônia”, afirmou o presidente.
- “Índice de homicídio cresceu 20% no Rio desde a eleição de Bolsonaro” (ERRADO)
Os dados estão incorretos. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de homicídio caiu no estado do Rio de Janeiro em 2019. De janeiro a agosto, houve 744 mortes a menos que o mesmo período do ano passado. Isso representa uma queda de 21,5%.
Secretária de Damares Respondeu:
Sobre o crescimento do homicídio, a secretária da Ministra Damares respondeu:
Diferente dessa informação falsa, dados do monitor da violência revelam que o número de mortes violentas no Brasil caiu 22%, ou seja, até outubro do ano passado, morrerem 7900 pessoas a menos que o mesmo período do ano passado. E tendo em vista os dados que mostram que quase 70% dos homicídios são contra pessoas negras, temos um recuo em quase 30% das mortes neste público.