Por Ricardo Antunes — Quem acha que os Estados Unidos, nosso maior parceiro comercial e aliado geopolítico, está apenas com os olhos na Rússia e na China está enganado. Nossas eleições e toda essa turbulência feita com a verborragia do presidente Bolsonaro tem sido observado pelo maior país do mundo. Diplomatas ouvidos pelo GLOBO, tanto os favoráveis como os críticos ao governo do presidente Jair Bolsonaro, receberam bem as declarações de Elizabeth Bagley, indicada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à embaixada americana no Brasil.
Agradaram, particularmente, dois pontos abordados por Bagley, nesta quarta-feira, durante sabatina no Senado dos EUA: ela chamou de “muito moderado” o chanceler Carlos França e elogiou o voto brasileiro na ONU condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo um interlocutor graduado da diplomacia brasileira, levando em conta as primeiras impressões deixadas por Bagley, é possível prever um “céu de brigadeiro” nas relações bilaterais. Dois embaixadores comentaram que as declarações relacionadas às eleições no Brasil e a confiança nas instituições democráticas já eram esperadas e têm sido ditas com frequência por autoridades americanas.
Entretanto, o que Bagley falou sobre eleições e democracia causou preocupação em bolsonaristas ligados ao Palácio do Planalto. Isto porque existe o temor de a futura embaixadora emitir opiniões que possam ser usadas eleitoralmente por candidatos adversários ao presidente Jair Bolsonaro. Como membro ativo do Partido Democrata, Elizabeth Bagley tem posições pessoais e partidárias distantes das do governo Bolsonaro, observou outro interlocutor ao jornal.”A expectativa é que, quando a nova embaixadora chegar ao Brasil,” já teremos o resultado das eleições ou estaremos próximos disso”.
Bagley deve investir não apenas na promoção de negócios entre os dois países. Existe a aposta de que ela também dará prioridade a agendas de costumes caras aos democratas, como a valorização da mulher e apoio às minorias. Ao contrário do que acontece no Brasil, quando o resultado da votação é conhecido no mesmo dia, Bagley continuará a responder perguntas, inclusive por escrito, até o fim desta semana. Depois sua indicação sera apreciada no plenário do Senado.
Mais o recado do Governo Biden está bem claro.
ATAQUES
Rosa Weber encaminhou à PGR um pedido para investigar falas de Jair Bolsonaro contra as urnas e o sistema eleitoral. A ação foi movida pelo deputado federal Israel Batista, do PSB do Distrito Federal.

SOLUÇÃO
Finalmente o PT conseguiu desatar os nós e resolver o impasse com o PSD em Minas Gerais.
ACORDO
Em reunião com Gleisi Hoffmann, Gilberto Kassab e Alexandre Kalil, os partidos encontraram um desenho defendido desde sempre pelo PSD: o partido indica o candidato ao Senado, que será Alexandre Silveira; e o PT fica a vice de Kalil.
PRIVATIZAÇÃO
Por 7 votos a 1, o plenário do Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira (18) a continuidade do processo de privatização da Eletrobras. Dos oito ministros do TCU que votaram na sessão, apenas Vital do Rêgo foi contra.
FALÊNCIA
O Google informou que sua subsidiária na Rússia entrou com um pedido de falência. Um porta-voz da empresa, que é acusada por Moscou de espalhar fake news sobre a guerra, disse que “o confisco das contas bancárias do Google por autoridades russas tornou insustentável o funcionamento” do escritório da empresa Rússia.

GAROTINHO NA ÁREA
Ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (União) acertou a sua pré-candidatura ao Executivo fluminense nas eleições deste ano. Ele vai oficializar a intenção de disputar o governo em uma live nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira.
TEM APOIO
De acordo com o presidente estadual do União Brasil, Wagner dos Santos, o Waguinho, Garotinho acertou a pré-candidatura com Luciano Bivar, que pretende concorrer à presidência da República e quer ter um palanque do União no Rio.
RÉU
Youtuber e vereador, Gabriel Monteiro (PL), se tornou réu no caso que apura a gravação de um vídeo íntimo em que ele aparece tendo relações sexuais com uma adolescente de 15 anos.

PENA
O vereador pode responder pelos crimes previstos no artigo 240 do Código Penal, que prevê prisão de 4 a 8 anos para quem “produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente” e o artigo 241-A do ECA, que prevê 3 a 6 anos de reclusão ao “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar” qualquer conteúdo de cunho sexual em que apareçam menores.
LANÇAMENTO
Nesta quinta (19), o advogado e jornalista Elias Roma Filho, lança o livro “Viagens”. A obra aborda experiências do autor em vários continentes, a canonização de Dom Helder e a repercussão da pandemia. O evento ocorre das 18h30 às 21h30, no salão nobre do TJPE.
HOMENAGEM
A escritora Clarice Lispector, que era ucraniana e morou muitos anos no Recife, será homenageada no Hay Festival, tradicional festa literária do Pais de Gales, que começa hoje. Evento será em homenagem à Ucrânia.
FOTO DO DIA:








