Por Ricardo Antunes — Paulo Guedes está animado com a última versão da reforma do Imposto de Renda, que retira a tributação sobre lucros e dividendos pagos por empresas do Simples Nacional.
Para o ministro, a redução da carga tributária para 21,5% e a tributação de lucros e dividendos “desmonta a narrativa do PT”. “A esquerda ficou desorientada. Demos um susto danado em todo mundo.”
Guedes também se mostrou otimista após uma reunião com o ministro da Cidadania, João Roma. Os dois conversaram sobre a finalização da reestruturação dos programas sociais do governo Bolsonaro, e da criação do novo Bolsa Família.
João Roma deve apresentar o programa em agosto. Ele não cravou um valor, mas disse que os R$ 300 citados pelo presidente Jair Bolsonaro são viáveis e que o pagamento pode ser “até maior”.
POMPA…
Ciro Nogueira quer transformar a posse na Casa Civil, marcada para o dia 3, em uma grande celebração partidária. Ele mandou convidar todas as antigas lideranças do Progressistas, como Francisco Dornelles, Delfim Netto, Mario Negromonte, João Leão, Pedro Henry e até Pedro Corrêa.

…E CIRCUNSTÂNCIA
Também serão chamados políticos do Piauí e familiares, inclusive a deputada Iracema Portela, sua ex. O novo ministro anunciará a lista de assessores no mesmo dia. E até lá, Ciro Nogueira continuará sua articulação para turbinar seus próprios poderes.
QUEM AVISA…
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, reprovou a escolha do cacique do Centrão para a Casa Civil de Jair Bolsonaro. Em entrevista ao Estadão, Jefferson afirmou que o dono do PP pode trair o presidente. O petebista lembrou que Ciro Nogueira apoiava o PT.

…AMIGO É
O presidente do PTB, que foi líder da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor na Câmara, disse que há semelhanças entre aquele período e o atual. Em 1992, para tentar evitar o impeachment, Collor recriou a Secretaria de Governo para abrigar Jorge Bornhausen, do PFL. A estratégia não funcionou.
CARONA
Ciro Gomes pegou carona nas críticas ao PT e afirmou que o ex-presidente Lula protege os mais ricos. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o pedetista disse que Lula nunca teve coragem para implementar a taxação de fortunas no Brasil.
NO ESCURO
Desde segunda-feira (26) que professores e pesquisadores do Brasil inteiro tentam acessar a plataforma Lattes, onde ficam hospedadas todas as informações dos pesquisadores, bem como os seus trabalhos desenvolvidos, mas não conseguem, pois o servidor do CNPq “queimou”.

APAGÃO
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) revelou que não havia backup da plataforma lattes e que ainda não é possível dimensionar a quantidade de dados que foram perdidos.
SURPRESA
A decisão do ministro Tarcísio de Freitas de, no redesenho do projeto da ferrovia Transnordestina, construir apenas o trecho até o porto de Pecém, no Ceará, e deixar de fazer a conexão ao porto de Suape, em Pernambuco, foi considerada surpreendente por alguns técnicos.
MOTIVO
O ramal até Pecém é 100 quilômetros mais longo do que o ramal Suape, o que custaria R$ 1,5 bilhão a mais. Internamente, dentro do Ministério da Infraestrutura, a explicação dada é que embora seja mais distante, as sinergias com a siderúrgica de Pecém, a vocação e infraestrutura do porto cearense desempatam o jogo.
NEVE
Uma onda de frio que pode derrubar a sensação térmica para -25°C na Região Sul do Brasil. Os termômetros já marcaram quedas de temperatura na região com registro de neve já nesta manhã no Rio Grande do Sul e expectativa de mais neve e chuva congelada em Santa Catarina entre a tarde e a próxima madrugada.

E FRIO
No Rio de Janeiro, o tempo instável deve causar ressaca com ondas de até 4 metros. A previsão é que o Sul do país registre nas próximas 24 horas as menores temperaturas do ano. No Sudeste, isso deve ocorrer entre sexta-feira (30) e sábado (31).
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira 28/07/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







