De O Globo – O Critics Choice Awards 2026 de melhor filme internacional é do Brasil, é de “O agente secreto”. A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho foi eleita pelos críticos americanos, que a escolheram em detrimento de “Foi apenas um acidente”, “A garota canhota”, “A única saída”, “Sirât” e “Belén: Uma história de injustiça”.
O anúncio da categoria foi feito antes da trasmissão televisiva do evento, marcada para as 21h no horário de Brasília e disponível na TV pelo canal TNT e pela HBO Max no streaming.
No ano passado, “Ainda estou aqui” também foi indicado ao prêmio da mesma categoria, mas perdeu para “Emilia Pérez”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/X/f/AR887pRTKaYxsLceZ7EQ/afp-20260104-89lk964-v1-midres-criticschoiceawardsarrivals.jpg)
Filme e Wagner Moura foram indicados
Wagner Moura concorreu como melhor ator, pelo protagonismo no filme, e melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme feito para televisão por “Ladrões de drogas”, da Apple TV. Mas o prêmio de melhor ator foi para Timothée Chalamet, protagonista de “Marty Supreme”. A estatueta de ator coadjuvante foi para Owen Cooper, por “Adolescência”.
A transmissão da HBO Max e TNT mostrou que Kleber Mendonça soube do prêmio quando era entrevistado no tapete vermelho. Antes de entregar o prêmio, a repórter perguntava ao cineasta sobre a parceria dele com Wagner Moura.
“Falamos sobre esse filme há muitos anos. Tudo funcionou bem”, disse Kleber. “Temos um elenco enorme e ele foi muito importante para fazer todos ali se sentirem à vontade. Ele é uma parte muito importante do filme”.
Nesse momento, a repórter diz ter uma boa notícia: O agente secreto acabara de ganhar o Critics Choice Awards.
“Vocês tinham alguma ideia?”, ela perguntou.
“Não!”, disse Kleber, um tanto desnorteado.








