Por Lucas Mourão – Hoje, 7 de abril, é celebrado o Dia do Jornalista, data que reconhece a importância da imprensa livre e presta homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas à informação e à verdade. Instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a data marca um momento histórico de luta contra a censura e autoritarismo — uma lembrança viva do papel essencial do jornalismo na defesa da democracia.
A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem ao jornalista Libero Badaró, um importante oposicionista de Dom Pedro I, que criou o Observatório Constitucional, jornal que era constantemente censurado pelo monarca. O assassinato do jornalista foi o ápice de uma crise institucional contra Dom Pedro, que levou a sua renúncia justamente no dia 7 de abril de 1831, data escolhida pela ABI para a celebração. A data, aliás, também faz referência a própria fundação da ABI, criada em 7 de abril de 1908.
Na ocasião de seu assassinato, Líbero Badaró teria dito a seguinte frase: “Morre um liberal, mas não morre a liberdade”.
Seu legado é de resistência contra tiranias, contra a censura e em defesa da liberdade de imprensa e do jornalismo.
Nossas homenagens a todos os amigos e clientes jornalistas, comunicadores e veículos de imprensa em todo o Brasil.
Contem conosco.
Lucas Mourão é advogado e sócio no Flora Matheus & Mangabeira Sociedade de Advogados (FMMSA).
