Por Ricardo Antunes — Amargando um desgaste pelo seu modo de “governar” a governadora Raquel Lyra também tem sido criticada por manter alguns feudos da gestão nas mãos do PSB.
Um deles é a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) que é tocada por Eduardo Loyo. Filho do presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, Eduardo tem se destacado por apadrinhar socialistas na estrutura estatal, o que vem incomodando Raquel Lyra e seu núcleo duro. Mas trata-se do filho do presidente do seu próprio partido, que assumiu o cargo de dirigente a pedido da mesma, sua antecessora.

Um dos apadrinhados por Eduardo Loyo e pivô de polêmicas é o novo diretor de Comunicação e Marketing da Empetur, Diogo Beltrão. Considerado o estopim do desgaste, Beltrão deu entrevista à revista Mercado e Eventos, confirmando o convite feito pelo presidente. Em 2023, ele assumiu o cargo de assessor de Projetos Estratégicos, e em abril desde ano, virou diretor, substituindo Tonynho Rodrigues, filho do ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel.
Não são poucas as publicações de Beltrão nas redes sociais pedindo voto, declarando apoio ou sinalizando sua simpatia a nomes como Felipe Carreras, Rodrigo Novaes e Ana Paula Vilaça. Tratam-se apenas dos principais ocupantes das secretarias de Turismo das gestões do PSB em Pernambuco e no Recife nos últimos anos.
O próprio diretor da Empetur já pediu votos para João Campos em 2020, e ninguém duvida que o fará novamente em outubro. O mais curioso é que o candidato de Raquel à Prefeitura do Recife é Daniel Coelho, justamente o ex-secretário estadual de Turismo que ficou quase um ano e meio em parceria com Eduardo Loyo na área.

Daniel fingiu que não viu, mas não ficou nada satisfeito com um quadro do PSB a pouco metros do gabinete que ocupava no Centro de Convenções de Pernambuco. A questão é apenas saber se o presidente da Empetur ainda continuará desmoralizando o próprio governo colocando pessoas ligadas ao PSB na máquina estadual.
Dizem que o presidente e seu assessor estariam por um fio, mas o ritmo do governo é tão lento que diversos cargos da antiga gestão sequer foram preenchidos. Quem agradece é o PSB que vem com tudo para garantir a reeleição do prefeito João Campos e depois lançá-lo como candidato ao governo contra a própria Raquel Lyra que vai tentar a reeleição.

O Outro Lado
Nós procuramos o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, para falar sobre o assunto. Ele confirmou sua amizade com Diego e disse que o mesmo tem sua “confiança e é muito competente”.
Indagado se não havia nenhum tipo de constrangimento pelo diretor ser ligado ao PSB e votar em Felipe Carreras e no prefeito João Campos, Eduardo Loyo foi taxativo:
“Diogo é um quadro tecnico, reconhecido pelo trade turístico do Brasil e comprometido com o projeto do Governo”.
Não conseguimos falar com o “socialista”, mas o espaço segue aberto e essa matéria pode ser atualizada.