Por Ricardo Antunes — O prefeito do Recife, João Campos pode ter marcado um gol de placa ao anunciar o auxílio emergencial aos artistas e trabalhadores que atuam no Carnaval. Com a suspensão dos festejos de momo, as categorias se pegavam em incertezas, mas a injeção de R$ 4 milhões deverá dar um gás ao setor.
Grande parte desse dinheiro nem virá da própria prefeitura, mas sim de parceiros, como a Ambev, que deverá colaborar com a pomposa cota de R$ 1,5 milhão. Todavia, o ato da PCR pode gerar ciumeira em outros segmentos não contemplados. Havia uma grita enorme do setor de eventos, notadamente representado pelo deputado Felipe Carreras (PSB), preterido da disputa municipal.
PAGAMENTO SERÁ ANTECIPADO?
Nos oito carnavais da gestão Geraldo Julio, foram comuns as denúncias de atraso no pagamento do cachê de artistas locais. Também havia muitas críticas ao fato de que a Prefeitura pagava antecipadamente os artistas nacionais, e para tal alegava problemas de documentação dos carnavalescos “nativos”. Resta saber se os auxílios emergenciais seguirão a mesma lógica de só chegarem no São João, ou até depois.
APOSENTADO
No meio da confusão dos tucanos, a turma de Aécio bateu em Dória que quer ser o dono do partido, chama a atenção o sumiço do presidente nacional, Bruno Araújo (PSDB).

PEGOU MAL
Uma semana depois de ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) ordenou a remoção de jornalistas de sua área de trabalho. Os profissionais que fazem a cobertura do Legislativo ficam em um comitê, em área com acesso ao plenário, mas serão despejados para que Lira instale seu gabinete no local.
FUGA IMPOSSÍVEL
O espaço destinado à imprensa será reaberto em outro local, longe da atividade parlamentar. Com a mudança, Lira não será mais obrigado a atravessar o chamado Salão Verde para entrar em plenário. A presidência ficava em local contíguo ao salão. Lá, todos os presidentes da Câmara eram interpelados antes de uma sessão. Jornalistas e servidores credenciados, além de visitantes, costumam circular pelo salão.
BOBAGEM
A mudança é uma alteração no projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer. É um acinte aos profissionais de imprensa. Além de uma grande bobagem, é claro.

OU NA ATIVA?
Ex-ministro de Temer e ex-candidato a senador derrotado, o pernambucano estaria vivendo de lobby em São Paulo, e não está nem aí para o partido, segundo as más línguas, é claro.
FANTASMINHA LEGAL
Até sexta o Blog deve anunciar mais um fantasma que ganha muito e não faz nada. Está lotado em um órgão do Governo de Pernambuco e ganha um salário muito bom. Aguardem.
FOTO DO DIA

Coluna de Ricardo Antunes, Terça-feira 09/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.