Por André Beltrão — Toda eleição é única e tem peculiaridades próprias que não se repetem em outras eleições: traições, palavras não cumpridas, intrigas e fofocas. Esses ingredientes são naturais do mundo da política e do poder. Nesse sentido a política se parece com o amor. Como dizia outro ex-governador, a desilusão na política é mais dolorosa do que a desilusão amorosa. Noivos já foram abandonados pela noiva no altar. Assim acontece na política.
Já dizia um ex-governador de Pernambuco que na política o feio é perder. Quando não estivermos do lado vencedor, pelo menos fiquemos distante do derrotado. Foi esse o comportamento do senador Fernando Bezerra Coelho na eleição para governador de Pernambuco em 2018. A partir de determinado momento, o senador sumiu da campanha de Armando Monteiro Neto.
Parece que na eleição de 2020 para prefeito do Recife, a Família Ferreira, um grupo político unido, coeso e fechado, resolveram assumir o protagonismo da parte pragmática e negativa da política. Nas duas últimas semanas, o grupo Ferreira decidiu apostar em dois candidatos a prefeito e ter dois palanques na eleição do Recife. Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes, com o PL, estará no palanque do candidato Mendonça Filho. Seu irmão e deputado federal André Ferreira, com o PSC, lançará a candidatura do Dep. Estadual coronel Alberto Feitosa. É importante dizer que Anderson Ferreira leva apenas seu apoio e da legenda para o palanque de Mendonça Filho. A chapa de candidatos a vereadores do grupo estará no palanque de Alberto Feitosa.

A pergunta que deve ser feita é: o grupo Ferreira vai se empenhar na eleição de Mendonça Filho ou dos seus candidatos a vereadores na chapa de Feitosa?
Na verdade para ser 100% justo com os outros candidatos, Fred Ferreira deveria apoiar Marília Arraes e Manoel Ferreira apoiar João Campos. Assim os outros candidatos não ficam com ciúmes e é impossível sair derrotado da eleição.
Por essa razão o troféu Cara de Pau da eleição de 2020 deve ser entregue antecipadamente, sem votação, deixo claro, ao grupo Ferreira.