Dois economistas do FMI apresentarão na semana que vem um estudo intitulado “Uma proposta para acabar com a pandemia de Covid-19”.
No documento, Ruchir Agarwal e Gita Gopinath calculam quanto precisaria ser gasto para vacinar a maior parte da população mundial no menor prazo possível, reduzindo a possibilidade de novas ondas da pandemia e variantes do coronavírus.
Segundo eles, com 50 bilhões de dólares seria possível vacinar 40% da população do planeta até o final deste ano e 60% até meados do ano que vem. Apesar da quantia alta, o retorno sobre o investimento seria muito maior. Na avaliação dos economistas do FMI, da ordem de 9 trilhões de dólares.
Para o plano de acabar com a pandemia em 2022 dar certo, 4 bilhões de dólares teriam de ser direcionados para elevar a cobertura vacinal em 91 países pobres ou de renda média para 30%.
Segundo os economistas, acabar com a pandemia é possível. “Se houver forte ação global, que exige muito pouco em termos de financiamento em relação aos benefícios desproporcionais, muito pode ser feito nos próximos doze meses para sair dessa crise de saúde de forma duradoura”, dizem eles.
AGLOMERAÇÃO
Milhares de pessoas saíram às ruas neste sábado, em meio à pandemia, para protestar contra Jair Bolsonaro. As manifestações ocorreram em 23 estados, e abrem mais uma fissura no dique do Planalto, já bastante abalado por uma sucessão de problemas puxada pela CPI da Covid. Afinal de contas, não se via gente na rua de forma tão notável contra o mandatário desde meados de 2020. A esquerda também sabe aglomerar.

FISSURA
Os atos foram inequívocas expressões da estratégia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visando 2022, a despeito da óbvia justificativa da pauta em questão. No entanto, o público foi majoritariamente de uma esquerda orgânica, como sindicatos, partidos e afins. O Brasil ainda é fortemente antipetista, e a classe-media, ainda não aderiu aos protestos.
IMBRÓGLIO
Na bolsa de apostas nos bastidores de Brasília, o Patriota voltou a ser o partido mais cotado para receber Jair Bolsonaro e seu grupo político. O presidente da legenda, Adilson Barroso, intensificou as articulações para trocar na marra integrantes do diretório nacional e, assim, tentar uma maioria que possa aceitar a filiação do presidente da República. No entanto, o vice-presidente da sigla, Ovasco Resende, é contrário à filiação de Bolsonaro, e já ameaça judicializar o imbróglio interno.
GHOST WRITER
Um documento enviado à CPI da Covid em nome do coronel Élcio Franco, ex- secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Eduardo Pazuello, intrigou os senadores da comissão. No ofício, o militar diz à comissão que ainda se recupera da Covid e que, por isso, não poderia marcar data de seu depoimento. O documento, porém, não é assinado pelo coronel, mas pelo ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, a quem Franco está subordinado formalmente hoje.
ZEBRA
Chelsea é campeão da Europa. Assim como em 2012, quando um time no qual ninguém apostava derrubou os favoritos Barcelona e Bayern de Munique no caminho para o título, novamente o time azul de Londres triunfa no papel de azarão — mesmo sendo um dos clubes mais ricos do planeta. A taça veio com uma vitória por 1 a 0 diante do Manchester City, em Portugal.

GESTÃO PARALELA
O senador Chico Rodrigues, flagrado em outubro com dinheiro entre as nádegas, tem sido aconselhado a comparecer à CPI da Covid no mesmo dia em que for marcada a oitiva do governador de Roraima, Antonio Denarium. A Polícia Federal acusa Rodrigues de ter atuado como “gestor paralelo” de emendas orçamentárias destinadas por ele ao combate à Covid no estado.
ANTES DO ADEUS
O ministro Marco Aurélio Mello se aposenta no começo de julho, durante o recesso do Judiciário, quando completa 75 anos. Mas o presidente do STF, Luiz Fux, pretende marcar a continuidade do julgamento sobre a suspeição do juiz Sérgio Moro para o fim de junho. Ou seja, a tempo de Marco Aurélio apresentar seu voto. O ministro pediu vista quando o placar estava em sete a dois pela suspeição.
PLANOS
Derrotado à reeleição da Prefeitura do Rio de Janeiro no ano passado, Marcelo Crivella está preparando seus passos para 2022. Chegou a cogitar se lançar ao Senado, mas o Republicanos, seu partido, tem outros planos. A ideia é que Crivella seja candidato a deputado federal e consiga eleger outros nomes do partido com seus votos. A estimativa interna é que ele consiga alcançar 200 mil votos.
TRUCULÊNCIA
Em todo o Brasil, as manifestações contra Bolsonaro ocorreram com tranquilidade. No entanto, a Polícia Militar de Pernambuco reprimiu com violência desproporcional os atos no Recife. Além de prenderem manifestantes, eles atiraram bombas de efeito moral, e usaram spray de pimenta até em uma vereadora, a parlamentar Liana Cirne (PT). Pior: um homem de 51 anos, Daniel Campelo da Silva, que nem participava do evento, foi baleado no rosto por um projétil de borracha e perdeu o olho esquerdo. Um absurdo.
REPULSA
Todo mundo reagiu a patuscada da PM na passeata desse sábado contra Bolsonaro. O presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Ribeiro (PP), disse que no “Estado Democrático de Direito não há espaço para á a violência ou repressão á liberdade de expressão”.

PUNIÇÃO
O líder do PP disse que os responsáveis pela agressão tem que ser punidos exemplarmente. “Em momentos de crise como o que vivenciamos, é fundamental prevalecer a solidariedade, a união e o diálogo para construção do entendimento”.
OXIGÊNIO
A central emergencial de oxigênio, montada no Recife pelo Governo de Pernambuco, começou a fornecer oxigênio para garantir o abastecimento das unidades de saúde do interior do Estado, que atendem pacientes com a Covid-19. Neste sábado (29), o governador Paulo Câmara comandou reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e supervisionou o primeiro dia de funcionamento do serviço emergencial.
PROCURA
Até o momento, 65 municípios já solicitaram o apoio do Governo do Estado, com necessidade de 1,3 mil cilindros. Ao todo, a central emergencial está disponibilizando, nestes primeiros dias, 30 mil metros cúbicos de oxigênio para as redes municipais de saúde – quantitativo suficiente para abastecer até três mil cilindros de 10 metros cúbicos – com uma capacidade de abastecimento de 80 cilindros por hora.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado 29/05/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







