Por Ricardo Antunes — Para analistas políticos, o governo de Jair Bolsonaro (PL) deve centralizar as atenções do debate deste sábado, 24, a partir das 18h15, entre candidatos à Presidência da República. O evento é organizado pelo Estadão e a Rádio Eldorado em parceria com SBT, CNN, Veja, Terra e Nova Brasil FM. O debate será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Estadão e pela Rádio Eldorado.
“A grande maioria dos presentes deve criticar o Bolsonaro por ele ser o presidente e tentar a reeleição. Esse presidencialismo de confrontação que ele levou a cabo durante o governo será criticado ao longo do debate. Lula será alvo de críticas também, mas principalmente do presidente Bolsonaro”, afirma o analista Rodrigo Prando, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O analista político Rubens Figueiredo destaca o fato de as pesquisas apontarem uma vantagem de Lula sobre Bolsonaro e “uma estabilidade no índice de intenções de votos”. “Para ele (Bolsonaro) interessa que o debate gere repercussão, suas falas sejam comentadas nas redes sociais, então acho que terá uma postura mais agressiva, vai preparar melhor seus ataques”, afirma.
Foram convidados, conforme exige a legislação, os sete candidatos cujos partidos possuem no mínimo cinco deputados federais: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). A mediação será do jornalista Carlos Nascimento.
Serão quatro blocos, com duração total de cerca de duas horas. Em dois blocos os candidatos se enfrentam diretamente e, nos demais, respondem a perguntas de jornalistas dos veículos que compõem o pool. Não haverá plateia. No estúdio estarão apenas 4 assessores de cada candidato.
SUSTO
O avião que transportava o presidente Jair Bolsonaro (PL) arremeteu no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. A aeronave decolou de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, onde o candidato à reeleição cumpriu agenda de campanha.

CAUSA
A arremetida foi necessária porque, antes do pouso da aeronave da Força Aérea Brasileira, um avião que estava decolando do Aeroporto da Pampulha atropelou um pássaro, e a pista ficou impraticável. Além do avião presidencial, duas aeronaves também arremeteram.
AUSÊNCIA
Questionado por que faltaria ao debate do SBT, marcado para este sábado (24), o candidato do PT à Presidência da República, Lula, disse que decidiu não ir porque “precisava estudar” e não conseguiria fazer isso a tempo.
OUTROS PLANOS
Lula disse que, ao invés disso, irá priorizar agendas que estão marcadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas afirmou que “se tiver segundo turno e tiver debate”, vai.
VIRADA NA BAHIA
O candidato petista ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, avalia que a eleição será definida no primeiro turno. Rodrigues está em segundo nas pesquisas e vem diminuindo a distância para ACM Neto.

NOSTRADAMUS
Justiça seja feita. O ex deputado Geddel Vieira Lima (MDB) fez essa previsão a um interlocutor quando o candidato do PT tinha 8% e o ex prefeito 64%.
DEVEDORES
A 8ª câmara Criminal do TJ/RJ fixou em R$ 10 milhões a quantia que o ex-governador Sérgio Cabral e a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo terão de pagar a título de reparação dos prejuízos causados aos cofres públicos no período de 2008 a 2014.
COM JUROS
O valor ainda sofrerá atualização monetária e juros de mora de um por cento ao mês contados desde abril de 2014.
ETERNO
Foram muitos os comentários emocionantes na despedida de um dos maiores da história. Mas essa foto, com esse texto, resumiu tudo.

EMOÇÃO
A 8 dias das eleições ninguém sabe quem deve disputar o segundo turno contra Marília Arraes, em Pernambuco. Todas as pesquisas apontam um empate entre Raquel Lyra, Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Danilo Cabral. Muita gente já está gastando o estoque de rivotril.
FOTO DO DIA
