Por Ricardo Antunes — Uma plataforma de inteligência artificial chamada Stilingue, capaz de monitorar a interação de milhares de consumidores, mapeou mais de 125 mil menções relacionadas aos desejos dos brasileiros para 2022 nas redes sociais.
Como já era de se esperar, em primeiro lugar apareceram termos relacionados à “vacina” e o fim da “pandemia” (11%). Em segundo, desejos sobre educação com a “volta às aulas” em “escolas” e “faculdades” (10,5%). E em terceiro lugar, apareceram torcedores discutindo as possíveis contratações, reforços e movimentações no mundo do futebol (5,7%).
Pedidos tradicionais de fim de ano também estão entre as conversas na internet, visto que 3,5% dos posts citam o termo “férias”, com planos de como aproveitá-las. Já, 2% falam sobre voltar a se exercitar ou se inscrever na “academia”, com destaque para a prática de “natação”. Além disso, em 0,5% das publicações aparece o sonho da “casa própria”. Por fim, após um ano repleto de desafios, 1,3% dos posts falam sobre “saúde mental”.
As análises também mostram que, apesar das dificuldades, os brasileiros seguem sendo um dos povos mais otimistas do mundo. “Chama a atenção a expectativa por lazer e entretenimento virtuais adaptados à realidade que estamos vivendo”, afirma Rodrigo Helcer, CEO da Stilingue, em nota.
Que bom, que no próximo ano, não percamos essa capacidade de ver o futuro com “bons olhos”. Que venha 2022.
NULO
A mais recente pesquisa do Datafolha mostra que 10% dos eleitores declaram voto em branco ou nulo num embate direto entre Bolsonaro e Lula.

CONVICTOS
Quase metade desse grupo quer votar nulo já no primeiro turno de 2022. A outra metade abraça candidatos com o rótulo da terceira via na etapa inicial, mas não vota em ninguém no segundo turno.
MIGRANTES
Os eleitores de Sergio Moro são os que mais migram para o voto nulo num segundo turno entre Lula e Bolsonaro: 30% deles não vão com nenhum dos dois candidatos. Entre os eleitores de Ciro Gomes e João Doria, esse índice fica na faixa dos 20%.
FOME
Como acontece todos os fins de ano, parte dos parlamentares está enlouquecida querendo a liberação de suas emendas parlamentares pelo Palácio do Planalto.
APETITE
Neste ano, a reclamação é geral: não encontram ninguém no centro do poder para a tal liberação. A chiadeira é mais intensa sobre Flavia Arruda e seus auxiliares diretos.

IMPACIÊNCIA
A PF está irritada com a demora para colher o depoimento de Jair Renan Bolsonaro. Faz nove meses que a corporação investiga suspeitas de tráfico de influência e lavagem de dinheiro do filho mais novo do presidente e seu antigo parceiro comercial, Allan Lucena.
ENROLANDO
No último dia 17, Jair Renan faltou a um depoimento na Polícia Federal. Segundo seu advogado, Frederick Wassef, o estudante estava doente. Desde então, ele continua sem depor.
CANDIDATOS
A Frente Popular ainda não definiu o seu candidato ao governo de Pernambuco. Zé Neto, secretário da Casa Civil; Geraldo Júlio, ex-prefeito de Recife, e os deputados federais Danilo Cabral e Tadeu Alencar, são os nomes mais lembrados por aliados.
SUCESSÃO
Atual governador do Estado, Paulo Câmara (PSB) é que deve dar a palavra final sobre o processo de sucessão.

VIRADA
Artistas e celebridades já começaram a chegar em Fernando de Noronha para passar o Réveillon.
PRESENTES
O cantor Alceu Valença, que vai se apresentar na festa da virada; a campeã olímpica de natação Ana Marcela Cunha; e a atriz Cláudia Raia e o marido, o ator e dançarino Jarbas Homem de Mello, já estão no local.
FOTO DO DIA:








