Por Ricardo Antunes — Mais um dia se passa, e continuam as buscas para prender Lázaro Barbosa de Sousa, conhecido como “Serial Killer do Distrito Federal”. Ele seria o responsável por quatro assassinatos de membros de uma mesma família em Ceilândia, região administrativa do DF vizinha a Brasília.
A operação tem mobilizado centenas de agentes de segurança de diferentes unidades na tentativa de capturá-lo. Após fugir de Ceilândia, Lázaro seguiu para cidades do interior de Goiás, reagiu a abordagens e atirou contra policiais.
Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.
O foragido também é acusado de participar do sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava.
Nascido na cidade baiana de Barra do Mendes, a 530 quilômetros de Salvador, Lázaro já respondeu, na cidade natal, a um processo por homicídio quando tinha 20 anos. Em 2011, já em Ceilândia, ele foi condenado por estupro e roubo com emprego de arma. Ele chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu do encarceramento poucos meses depois.
Em entrevista na segunda-feira, 14, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, classificou o foragido como “psicopata”. “Ele, além de ser um psicopata, é da região. É o que nós chamamos de ‘mateiro’, acostumado a se emburacar no mato. Ele deve ter outra motivação psicótica. Está muito focado em seguir na trajetória criminosa. Mas vamos chegar até ele”, afirmou.

A Polícia Militar usa helicópteros, cães farejadores e conta com auxílio da Polícia Federal para capturá-lo. “Trata-se de um bandido perigoso e pelo jeito treinado em se esconder pelas matas”, disse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
O foragido havia sido visto em propriedades rurais na região do entorno do Distrito Federal e Goiás. Ele passou pelo povoado de Edilândia, na cidade de Cocalzinho de Goiás, distante 115 quilômetros de Brasília.
É em Cocalzinho de Goiás que as buscas se concentram nesta quarta-feira, 16. “Nós não vamos sair do local enquanto não achá-lo. Não vamos deixar desguarnecida a nossa população. Precisamos controlar a ansiedade. Ele vai ser pego. Ontem nós chegamos muito perto e hoje vamos pegá-lo”, afirmou nesta quarta-feira o secretário de segurança de Goiás, Rodney Miranda.
“Estamos nos reorganizando. Temos uma área um pouco menor para trabalhar. Não estamos descartando nenhuma informação que tem chegado. Tudo indica que ele ficou na mesma região. Parece que agora cedo ele andou se movimentando, mas nós estamos no encalço dele”, acrescentou Miranda.
(Com informações do Estado de S. Paulo)

NO LIMITE
O presidente da Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores), Wallace Landim, reafirmou a possibilidade da paralisação da categoria após promessas não cumpridas pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Landim acusou ainda o governo de fazer marketing em cima da categoria. “Possibilidade [de paralisação] há. Estamos no limite, na UTI, estamos tomando esse remédio para salvar a categoria”, disse Landim.
PROMESSA
Em janeiro, os caminhoneiros ensaiaram uma paralisação nacional prevista para o dia 1º de fevereiro. O Governo Federal correu e anunciou um pacote de medidas para tentar evitar a greve. A principal delas foi a inclusão dos caminhoneiros no grupo de prioridade na vacinação contra a covid-19, junto com profissionais de saúde e indígenas, por exemplo. Cerca de cinco meses depois, a promessa não foi cumprida.
PELAS BEIRADAS
Como bom mineiro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem evitado falar sobre seus planos para 2022. Aliados do parlamentar, porém, o veem mais animado para encarar uma disputa pelo Palácio do Planalto do que antes. O sinal disso é que em conversas recentes Pacheco já admite que vai definir um tempo para se colocar ou não como candidato à Presidência e também debate para quem fará o anúncio. Há a possibilidade de ser uma manifestação pública ou apenas para seus pares.
DE NOVO
Cidades do Amapá voltaram a registrar um apagão total nesta quarta-feira (16), pouco antes das 16h, com a suspensão do fornecimento de energia elétrica. É o quinto blecaute registrado no estado desde novembro de 2020, quando 13 das 16 cidades amapaenses ficaram completamente às escuras por quatro dias e sofreram com fornecimento precário de energia por mais 22 dias.

NO COLO
No almoço da “turma do centro” em Brasília, discutiu-se a possibilidade de tentar atrair o PDT e o PSB para o grupo que busca uma alternativa à polarização entre Lula e Jair Bolsonaro em 2022. A ideia de procurar o partido liderado por Carlos Siqueira partiu do presidente do Partido Verde, José Luiz Penna. Um outro dirigente que participou da conversa discorda com veemência dessa estratégia. “O PSB já está no colo do Lula”.
NOVO JK?
O ex-deputado Miro Teixeira, que está coordenando a campanha de Ciro Gomes, disse o pedetista “já é o candidato com o perfil que eles estão procurando”. Na avaliação de Miro, Ciro “é conciliador e desenvolvimentista”. Ele ousou falar em “versão atualizada do Juscelino Kubitschek”.
DE FORA
O PSD de Kassab não foi convidado para a reunião do ‘centro’. O ex-prefeito de São Paulo tem dito que seu partido está decidido a ter uma candidatura própria ao Palácio do Planalto no ano que vem.
MUDANÇA
Avançaram bastante as conversas entre Geraldo Alckmin e o DEM. As chances de o ex-governador paulista se transferir do PSDB para o partido comandado por ACM Neto são muito grandes. Alckmin não iria sozinho. Levaria um grupo de prefeitos que seguem sua liderança. Ainda faltam conversas finais, mas a previsão é de, se tudo for mesmo acertado entre as partes, o anúncio da mudança aconteça em julho.
ESPERANÇA
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, vinculado ao Hospital Israelita Albert Einstein, revela que a administração do medicamento tofacitinibe, da Pfizer, reduz em 37% o risco de morte em pacientes hospitalizados por causa da Covid-19. Comercializado como Xeljanz, o medicamento atualmente é indicado para o tratamento de artrite reumatoide, artrite psoriásica e retocolite ulcerativa.

FAZENDO FEIO
O Banco Mundial divulgou nesta terça-feira (15) um relatório no qual informou que Recife (PE) e Vitória (ES) são as piores capitais do Brasil para fazer negócios. O número é péssimo para a imagem do Estado.
COINCIDÊNCIA?
Um detalhe chamou a atenção no levantamento. Pernambuco e Espírito Santo são governados pelo PSB há muito tempo. Embora o Espírito Santo seja o único estado que tem classificação A segundo a STN em termos de capacidade de pagamentos e captura de recursos financeiros para investimentos.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira 16/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.