Por Ricardo Antunes — Questionado sobre quais projetos do governo Jair Bolsonaro serão aproveitados num eventual governo Lula, um petista do alto escalão do partido responde na ponta da língua, não sem uma gargalhada: “O Pix. De resto, não salva nada”, informa o colunista Guilherme Amado.
A frase não passa de ironia. O Pix era um projeto antigo de técnicos do Banco Central, seria implementado fosse qual fosse o governo. Não foi algo, portanto, trazido por Bolsonaro.
Economistas têm se reunido semanalmente na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, para discutir propostas que poderão constar no plano de governo de Lula. Entre as prioridades do PT, estão uma reforma tributária que irá taxar os mais ricos e uma contrarreforma trabalhista. Também são estudadas quais seriam as possíveis mudanças na reforma da Previdência.
AÇÃO
Após a aproximação da União Brasil com o Podemos para discutir a possível migração de Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro prepara uma reação para neutralizar a campanha do ex-juiz, diz O Globo.

REAÇÃO
O plano inclui abrir mão de candidaturas bolsonaristas em estados, em prol de integrantes da nova sigla a ser criada a partir da fusão de PSL e DEM.
NA MIRA
Pouco mais de um mês após se reunir com a presidente nacional do PTB, Graciela Nienov, o notório Fabrício Queiroz voltou sua artilharia contra a dirigente da sigla.

ROLO
Queiroz agora descarta se filiar ao partido “Com essa direção, quero distância. Ainda mais sabendo que Jacaré tá alinhado com a presidente que tá mais enrolada que carretel de linha”, disse o ex-motorista, que deve seguir seu plano de disputar a eleição a deputado federal em outra legenda.
PASSOU O BASTÃO
Daniel Coelho transmitiu o cargo de presidente estadual do Cidadania para o jornalista João Baltar Freire, que é filho do presidente nacional do partido, Roberto Freire. A sigla deve oficializar uma federação com o PSDB e em Pernambuco apoiará a candidatura de Raquel Lyra.
ESCOLHIDO
João Arnaldo será o pré-candidato do PSOL ao governo de Pernambuco. O advogado teve 73% dos votos para a disputa do governo do Estado. Ele promete dialogar com os demais partidos de esquerda em torno de uma frente política contra Bolsonaro

REFORMA
Ao reassumir a Casa Civil do governo do Estado, José Neto vai autorizar o início da licitação das obras de recuperação do antigo prédio do Diário de Pernambuco.
ARQUIVO
O espaço histórico vai ser sede do Arquivo Público Estadual, destinação original quando o edifício foi comprado. As obras vão ser coordenadas pelo diretor do arquivo, o jornalista Evaldo Costa, que trabalhou no prédio, como editor.
HOMENAGEM
Elza Soares, um dos maiores nomes da música popular brasileira e ícone na luta feminista e antirracista, pode virar nome de praça no Recife.

PROJETO
Se aprovado, o projeto de lei da vereadora Liana Cirne (PT),mudaria o nome da atual “Praça do Campo Santo”, localizada no bairro de Santo Amaro em homenagem à cantora que morreu no último dia 20.
MEMÓRIA
Sem apoio do poder público para sua preservação, o acervo do artista Naná Vasconcelos continua há seis anos em um depósito mantido por familiares.
HISTÓRIA
Enquanto isso, Naná Vasconcelos é celebrado no mundo. Três dos seus instrumentos estão expostos no Museu de Instrumentos Musicais, no Arizona, nos Estados Unidos. Naná também virou tema do livro “Saudades”, lançado pelo inglês Daniel Sharp.
FOTO DO DIA:
