Por Ricardo Antunes — As prisões envolvendo três desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) não parecem interessar a entidades representantes da sociedade civil. Mesmo com casos de agressão a mulher ou até de pedofilia envolvendo seis crianças, nenhuma instituição se posicionou.
O silêncio é uma de manifestação legítima, embora esteja muito próximo de um corporativismo, medo ou censura. Quando se trata de deputados ou senadores, as notas de repúdio seguem aos montes. O que há para temerem se manifestar quando o envolvido integra o Poder Judiciário?
EXIGÊNCIA
Como condição para participar da sabatina do Jornal Nacional, o presidente Jair Bolsonaro (PL) exige que a entrevista seja realizada no Palácio do Alvorada. A TV Globo, no entanto, rejeita o pedido.

IMPASSE
A assessoria do presidente usa como argumento o fato de que essa deferência foi concedida a outros presidentes, mas a emissora, depois de 2014, definiu que todas as entrevistas em anos eleitorais seriam feitas em seus estúdios, para tratar todos os candidatos de forma igual.
PROVOCAÇÃO
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) informou hoje, em nota enviada à imprensa, que o MDB vai lançar durante a convenção estadual do partido, amanhã em Maceió, a candidatura de Jullyene Lins a deputada estadual. Ela é ex-esposa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e fez uma série de acusações ao parlamentar, inclusive de agressão e ameaça.
VICES
O PDT decide nas próximas 24 horas o nome da candidata a vice de Ciro Gomes. O nome da escolhida sairá dessa lista de filiadas ao partido, entre elas, a vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão.
MALABARISMO
“Sim, violamos o teto de gastos, mas com responsabilidade fiscal”, admitiu o ministro da economia, Paulo Guedes. A acrobacia retórica, é claro, viralizou nas redes sociais.

E LA NAVE VÁ
Apesar de admitir descaradamente o “drible” no teto de gastos em ano eleitoral, nada deve acontecer. E segue o barco.
NO DF
Após diversas idas e vindas com relação à candidatura ao GDF, o senador José Antônio Reguffe compareceu à convenção regional do União Brasil, na noite desta quinta-feira (4/8) e confirmou que disputará o pleito em outubro deste ano. A decisão ocorreu poucas horas depois de ele dizer que ainda não tinha se convencido do projeto apresentado pela sigla.
CONDENADA
Estrela do basquete, Brittney Griner, foi sentenciada a nove anos de prisão por por tráfico de drogas na Rússia. A jogadora foi detida, em março de 2022, no aeroporto de Sheremetyevo, nos arredores de Moscou, carregando um derivado de maconha em forma líquida, autorizado em quase todo o território dos EUA, mas proibido na Rússia.

MOBILIZAÇÃO
Desde então, diversos atletas e celebridades se mobilizaram para pedir que o governo americano se esforçasse mais para conseguir a liberdade de Brittney. A própria atleta chegou a escrever uma carta para o presidente Joe Biden, pedindo intensificação dos esforços.
RAPIDEZ
Tão logo houve a dissolução da Comissão Provisória Estadual do PROS em Pernambuco, feita pelo Presidente Nacional Eurípedes Júnior, os advogados eleitorais Neemias Queiroga, Pietro Duarte e Renato Hayashi entraram com uma ação anulatória no TRE PE e obtiveram êxito. Com essa decisão liminar, em caráter de urgência, Bruno Rodrigues voltou ao cargo de presidente do PROS juntamente com todos os membros da Diretoria.
CULTURA
O Festival de Ópera de Pernambuco (Fope), lançado em agosto de 2019, volta aos palcos com sua terceira edição, desta quinta-feira (4) até o dia 21. Na programação, as peças “A Compadecida”, “Cavalleria Rusticana” e “Il Maledetto”, apresentadas no palco do Teatro de Santa Isabel, além de uma masterclass de canto lírico.

MEIO AMBIENTE
Duas novas funcionalidades do painel interativo Sirenejud serão lançadas na próxima terça-feira (9/8) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Relatório Geográfico e Relatório de Sobreposição de Áreas vão reforçar os benefícios da ferramenta que dá transparência a dados relacionados ao meio ambiente.
OBSERVATÓRIO
O lançamento será durante a reunião do Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, na sede do Conselho, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. O Observatório reúne representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e de organização internacional multilateral para debater e propor soluções para aprimorar a prestação jurisdicional em questões ambientais.
FOTO DO DIA:
