Por Ana Clara Marinho, G1 PE – O governo do estado divulgou, nesta quarta-feira (25), o cronograma da obra de manutenção da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha. Segundo informações da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), os trabalhos vão começar em fevereiro de 2024.
“As obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson serão realizadas a partir de fevereiro, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras. A previsão do término da primeira fase dos trabalhos é o final de março de 2024”, informou a nota da Secretaria de Infraestrutura.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, os chamados turbojatos, desde 12 de outubro de 2022. A decisão foi motivada por questão de segurança, pois a pista do aeródromo apresentava fissuras e buracos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/9/1/zCX01rTn2DZVaoYnwHSQ/aeropoprto-de-noronha-pista-.jpg)
Com a proibição, a companhia Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro deste ano com aeronave ATR.
A nota do governo informou que, atualmente, cerca de 9 mil toneladas de materiais estão armazenados na ilha para a execução dos trabalhos.
“Os serviços iniciam com a pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras. Na primeira etapa das obras será feita a fresagem da pista de pouso e decolagem, com largura de 18 metros, com a execução de reparos e a recomposição asfáltica em toda a faixa central da pista”, indicou a Secretaria de Infraestrutura.
Em junho deste ano, o então secretário de Infraestrutura , Evandro Avelar, anunciou no Conselho Distrital que a expectativa do governo estadual era terminar a primeira fase da obra em janeiro de 2024, o que não foi confirmado.
O governo do estado informou, ainda, que foram realizadas reuniões com a Anac e representantes das companhias aéreas para a liberação de aeronaves a jato a partir de maio do próximo ano.
O cronograma da obra foi repassado para cinco, dos sete conselheiros distritais de Fernando de Noronha, que participaram de uma reunião com o secretário de Infraestrutura, Diogo Bezerra.