Por Ricardo Antunes — Relatório trimestral do Facebook revela que militares eram responsáveis por manter páginas de notícias falsas sobre a Amazônia e outras pautas ambientais nas redes sociais. Foram 14 contas falsas, com nove páginas e mais 39 contas do Instagram identificadas e derrubadas.
O comportamento das páginas chama a atenção. Em um primeiro momento, em 2020, os canais postavam memes sobre questões sociais e políticas, incluindo pautas como reforma agrária e conteúdo sempre crítico ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua condução na pandemia da covid-19. Foram apenas 3 meses com esse teor de postagens e pouco engajamento foi gerado.
Mas em um segundo momento, o foco mudou: a partir do ano passado foram criadas páginas que se passavam por ONGs fictícias e ativistas focados em questões ambientais na região do Amazonas. No entanto, os posts elogiavam a conduta do governo federal, relativizavam o desmatamento na região e criticavam ONGs ambientais verdadeiras que se manifestassem sobre a situação do bioma brasileiro.
Para parecerem criadores de conteúdo orgânicos e verdadeiros, o grupo compartilhava conteúdo da mídia convencional e imagens de fotógrafos. Em uma das vezes, o Facebook identificou que foi usada uma foto de perfil gerada usando técnicas de inteligência artificial.
Pelo menos quatro integrantes foram identificados em suas contas reais, nas quais apareciam fardados e há pelo menos 10 anos postavam sobre a rotina militar e recebiam congratulações por conquistas. O relatório do Facebook conseguiu detectar que estes militares ingressaram entre 2012 e 2014 na corporação.
SILÊNCIO
O governo brasileiro não respondeu a um novo pedido de ajuda humanitária feito pela Ucrânia. Há cerca de um mês, o país enviou ao Ministério das Relações Exteriores uma longa lista com remédios, alimentos, água e itens de primeiros socorros.

SEM PREVISÃO
Até o momento, o Itamaraty não tem expectativa de atender ao pedido e que não há previsão de nenhum avião ir para a região com donativos.
IRRITAÇÃO
O PT decidiu intensificar o diálogo com empresários e integrantes do mercado financeiro —mas as cobranças nesses encontros para que o partido faça um “mea culpa” pela política econômica do governo de Dilma Rousseff tem frustrado e irritado lideranças petistas.
PRA FRENTE
De acordo com um interlocutor próximo de Lula, banqueiros e empresários têm que olhar para a frente, e perder as esperanças de que o PT vai se mutilar em praça pública por causa de eventuais erros do passado.
INDIRETA
Danilo Cabral, que vai encontrar com Lula amanhã em SP, aproveitou para “cutucar” a adversária Marília Arraes. O candidato disse que nunca se distanciou de Miguel Arraes e Eduardo Campos. Em 2014, a então vereadora do Recife, Marília Arraes, declarou voto a Armando Monteiro, após imbróglio com seu primo Eduardo.

DESEJO
Nome forte para a substituição de Tite no comando da Seleção Brasileira após a Copa do Catar, o técnico catalão Pep Guardiola admitiu, há oito meses, que tem o desejo de treinar a Seleção.
OFERTA
A CBF está decidida a emplacar o nome de Guardiola no lugar de Tite, que já anunciou a intenção de deixar o cargo após a Copa.
NA MIRA
Depois de receber um “visita” da polícia em sua mansão, o vereador Gabriel Monteiro, que é acusado de estupro, assédio sexual e moral por ex-funcionários, teve seu gabinete na câmara lacrado pelas autoridades.

CASSAÇÃO
Falando nisso, o também membro do MBL, Arthur do Val, também teve más notícias. O relator do processo contra o deputado na Alesp, Delegado Olim (PP), apresentou o parecer final sobre o caso na tarde desta quinta, defendendo a cassação do mandato do parlamentar. O relatório foi entregue ao Conselho de Ética da Casa.
CINEMA
O diretor de cinema Breno Silveira, responsável por filmes como “Dois Filhos de Francisco e “Entre Irmãs”, está em Pernambuco em busca de locações para o seu novo longa “Dona Vitória”, que será estrelado pela imortal Fernanda Montenegro.
DONA VITÓRIA
A atriz terá o papel de uma senhora de engenho, que desmontou uma quadrilha carioca a partir de imagens de sua janela. Entre um dos locais para as gravações está a cidade de Vicência, na Zona da Mata. As filmagens estão programadas para a primeira quinzena de junho, quando toda a equipe chegará a Pernambuco.
FOTO DO DIA:








