Do G1 — Uma turista e mais nove pessoas foram detidas em uma operação contra o tráfico de drogas em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife. Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram os policias retirando os envolvidos da areia da praia, onde ocorriam a venda e o consumo de entorpecentes.
Segundo a Polícia Civil, a turista, que é do Sertão do estado e não teve nome divulgado, foi autuada por posse e consumo de drogas. Ela seguiu para a audiência de custódia, assim como os outros envolvidos.
As outras pessoas foram enquadradas nos crimes de tráfico, desacato e resistência, além de receptação de celular roubado. A corporação também não divulgou os nomes dos envolvidos.
A ação ocorreu no domingo (11) e foi divulgada nesta segunda (12), por meio de nota. A polícia disse que a ação foi realizada pela equipe da delegacia do município, com apoio da Polícia Militar.
Na nota, a corporação informou que a operação foi realizada a partir de informações coletadas por monitoramento da venda ilegal de entorpecentes.

Ficou constatado “um intenso comércio ilegal a céu aberto”, sobretudo, para turistas, segundo informações repassadas por policiais.
As equipes verificaram, ainda, que a venda de drogas era realizada perto de um restaurante e que os envolvidos escondiam as drogas em alguns pontos da área.
Os usuários pegavam a droga e os traficantes colocavam o dinheiro embaixo de uma jangada, segundo relatos de policiais.
Com os detidos, os policias encontraram drogas, dinheiro em espécie e um celular roubado. A ação foi coordenada pelo delegado Ney Luiz, titular da delegacia de Ipojuca.
Ao todo, os policiais recolheram 109 pequenas embalagens de maconha, 16 pedras de crack, além de R$ 347.
O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber o resultado das audiências de custódia e aguardava o retorno, até a última atualização desta reportagem.







