Da Redação – A chapa “Renovar para Mudar”, que faz oposição à atual gestão da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), quer retomar a discussão sobre o edifício que abrigou os anos dourados da entidade, no centro do Recife. Nessa quarta-feira (18) algumas lideranças do movimento se reúnem com a secretária de Cultura do Governo de Pernambuco, Cacau de Paula. Além dela, existem encontros na Fundarpe e na Prefeitura do Recife.
Com essas tratativas, eles pretendem sensibilizar setores do poder público para uma parceria que preserve várias lugares que abrigaram instituições como a AIP, o Diário de Pernambuco e o Teatro Waldemar de Oliveira que sofrem com o abandono.
“A AIP não vai ser só uma instituição não só para comunicadores. A gente vai ampliar esse espaço para que seja um lugar de defesa da liberdade de imprensa, defesa da nossa cultura e acolhimento também para os estudantes de jornalismo”, disse o professor José Mário Austregésilo, que será o futuro diretor de cultura da entidade.

Por sua vez, o jornalista Ricardo Antunes, destacou a importância do apoio do poder público “A gente tem, entre outros pontos, a transformação do Diário de Pernambuco no Museu da imprensa do Nordeste. É preciso também recuperar o edifício da AIP que foi um ícone do Recife do século passado”, lembrou.
Com varias bandeiras importantes, a oposição vem ganhando o apoio de importantes nomes, não só do jornalismo, mas de diversos setores da sociedade como empresários, comunicadores e produtores culturais. Hoje (17) nomes como o da jornalista Theresa Sampaio, da cineasta Sandra Ribeiro e da promoter Betânia Caneca, além do radialista Pedro Luiz, fecharam com o movimento.

SERVIÇO
A eleição para a nova gestão da AIP está marcada para o dia 11 de novembro. Quem ainda não é associado pode enviar e-mail pedindo a ficha para sua filiação através pelo seguinte endereço aip@aip.org.br, ou ligar para as duas funcionárias da entidade: Suely no (81) 8540-8817 e Eduarda, no (81) 92000-4574.