Por Ricardo Antunes — Após o bilionário Elon Musk, dono das empresas Tesla e SpaceX, fazer uma viagem ao Brasil que culminou na formalização de um plano com o governo para o monitoramento ambiental da Amazônia, o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Carlos Manuel Baigorri, disse à colunista Malu Gastar, do jornal O Globo, que o empresário também tem interesse em ofertar internet em voos comerciais no país.
Além da promessa de conectar 19 mil escolas em áreas rurais, Musk e executivos da Starlink também teriam sinalizado a conselheiros da Anatel que vão pleitear autorização para a oferta de internet de banda larga aos passageiros dessa categoria de viagens aéreas. “Ele se mostrou muito interessado nesse mercado de aviação comercial e perguntou sobre a necessidade de outorga para oferecer internet em aviões comerciais”, afirmou Baigorri.
Segundo o presidente da Anatel, a conversa com Musk caminhou no sentido de ele dar explicações esclarecendo como seriam esses trâmites —nesse caso, uma outorga de SLP (Serviço Limitado Privado). Ainda de acordo com o Baigorri, esse procedimento é “bastante simples” e poderia ser concedido em 10 dias úteis.
No mês passado, a Starlink fechou acordo com a empresa Hawaiian Airlines, que prevê a disponibilização do serviço gratuitamente em voos domésticos no território americano e em voos internacionais da companhia para a Oceania e a Ásia.
PATUSCADA
A pré-candidatura de de Danilo Cabral foi muito afetada pelas decisões políticas tomadas pelos líderes do PSB. Primeiro foi o governador Paulo Câmara que se negou a ir ao aeroporto receber o presidente da República, alegando não ter sido convidado. Em segundo, foi a patuscada do prefeito do Recife, anunciando que iria cortar a verba do São João, mas sendo forçado a voltar atrás, após a repercussão negativa.

INVESTIMENTO
De olho na rejeição, governo de Jair Bolsonaro (PL), tem enviado a maior parte do orçamento secreto ao Nordeste. Foram R$ 7,7 bilhões, dos R$ 21,7 bilhões enviados pelos parlamentares a suas bases por esse tipo de emenda.
VISITA
Quem coordena sua distribuição são o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI). Ambos do PP, os dois comandam o Centrão e estão entre os principais estrategistas de Bolsonaro, que visitou hoje o Grande Recife. A região tem sofrido pelas fortes chuvas dos últimos dias.
ADIADO
Lula e Geraldo Alckmin, vão adiar a ida à Santa Catarina, que estava prevista para esta quinta-feira, a pedido do PSB, já que o senador Dário Berger, que faz parte da legenda, não poderia participar da agenda por motivos médicos.

MOTIVO
Outro motivo para o adiamento é a dificuldade para encontrar um local adequado para fazer o ato. Com isso, a viagem de Lula e Alckmin se limitará ao Rio Grande do Sul.
MOVIMENTAÇÕES
Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo poderá ter de deixar o comando do partido antes do previsto. Um grupo de lideranças da sigla articula, nos bastidores, para antecipar a eleição de um novo dirigente da legenda.
INSATISFAÇÃO
Essa ala do tucanato, que ainda fala sob reserva, se diz insatisfeita com a condução do atual presidente do PSDB nas negociações para a disputa ao Palácio do Planalto deste ano.
DE OLHO
A Polícia Federal está trabalhando na criação de um grupo dedicado a fazer o monitoramento de redes sociais durante a campanha eleitoral.

SEM FAKE
A equipe terá como foco o combate às fake news, considerado um dos maiores desafios do órgão no ano eleitoral.
INDENIZAÇÃO
Sérgio Cabral terá de indenizar em mais de 70 mil reais a doméstica Nelma Saraça, que foi usada como ‘laranja’.
ESQUEMA
Pessoa humilde e sem qualquer ligação com os fatos criminosos desvendados pela Operação Calicute, ela teve os seus dados pessoais usados para cadastramento de um número de telefone celular utilizado por Sérgio Cabral para negociar propina.
FOTO DO DIA:








