Por Ricardo Antunes — Ministros e assessores do Palácio do Planalto saíram otimistas da reunião bilateral entre o presidente Jair Bolsonaro e Joe Biden, na Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Uma declaração de Biden em especial foi bastante comemorada: a de que o Brasil tem feito um bom trabalho para proteger a Amazônia e de que “o resto do mundo” deve “ajudar a financiar” a proteção da floresta, informa o colunista Igor Gadelha. Para aumentar o tom ufanista, Bolsonaro fez questão de dizer a imprensa que saiu “maravilhado” do encontro.
O tom amigável de Biden foi costurado pela diplomacia brasileira, que percebeu que o presidente Americano precisava da presença de Bolsonaro, para prestigiar a desfalcada Cúpula das Américas. Venezuela, Cuba e Nicarágua não participaram do encontro. Os presidentes do México, de Honduras, Guatemala e El Salvador também não estiveram presentes.. Segundo o jornalista Tales Farias, o Brasil propôs um acordo: Biden evitava maltratar Bolsonaro e o brasileiro estaria presente. “O norte-americano aceitou o teatrinho”, diz o colunista do UOL.
Mas nem tudo foi flores no evento. A lentidão do Governo Federal para investigar o caso do jornalista inglês e do indigenista brasileiros desaparecidos na Amazônia foi muito criticada internacionalmente. O caso virou uma vitrine negativa muito grande, e as declarações de Bolsonaro no início da semana sobre o caso também pegaram muito mal lá fora. A política de meio-ambiente desastrosa, também foi muito explorada por ativistas, inclusive por astros do cinema americano, como Mark Ruffallo. Mas no final das contas, a balança deve pesar favoravelmente ao mandatário brasileiro.
OFÍCIO
Durante conversa com jornalistas em Los Angeles, Bolsonaro disse que pretende analisar o ofício encaminhado pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral. O documento afirma que as Forças Armadas se sentem desprestigiadas e cobra auditoria e testes de urnas.

PRESSÃO
A ação é mais uma pressão do governo para desacreditar o sistema eleitoral. O presidente também voltou a defender uma “apuração simultânea” no pleito de outubro. Hoje, já existe auditoria e testes nas urnas eletrônicas. A apuração também é feita em tempo real.
NÚCLEO
Braga Netto deve integrar núcleo de campanha de Bolsonaro. O General participará das reuniões tocadas por Ciro Nogueira, Flávio Bolsonaro e Valdemar Costa Neto.
POMPA
O documento com as diretrizes do programa de governo de Lula será lançado no dia 20 deste mês, com pompa e circunstância.

PROGRAMA
Representantes de PT, PCdoB, PV, PSOL,PSB, Solidariedade, Rede e PSOL apresentaram emendas para serem incluídas em um texto preliminar do programa de governo tornado público no início da semana.
TIROTEIO
José Luiz Datena meteu-se numa briga judicial com a Taurus, depois de chamar, no seu programa de TV, as armas da marca de “porcaria”.
CALÚNIA
A fabricante de armas acionou a Justiça para enquadrar Datena por calúnia e difamação.
CALOTE
Dono de agência de marketing diz que levou calote de Márcio França. Pré-candidato ao Governo de São Paulo pelo PSB, França não pagou dívida da campanha de 2018, hoje em 340.000 reais.

DIA D
Ministros do TSE estão preocupados com atos antidemocráticos durante eleições. Mas a data que mais preocupa o dia da diplomação da chapa vencedora.
TEMOR
Essa data é tratada como uma espécie de “dia D” do processo eleitoral, que temem que militantes derrotados nas urnas se mobilizem nas redes sociais para carreatas, e até ameaças de invasão de prédios públicos.
INVESTIGAÇÃO
A PGR acionou a Polícia Federal para investigar pelo menos 3 brasileiros que abordaram Augusto Aras durante suas férias na França. O grupo cobrou o procurador-geral da República para que ele determinasse a apuração de casos de suspeita de corrupção, como o escândalo da propina dos pastores do MEC.
PEDIDO
O pedido foi assinado logo após episódio por Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República e aliada de Aras. A reportagem menciona que a Polícia Federal ouviu algumas das pessoas que cobraram o PGR ainda no aeroporto de Guarulhos, assim que elas voltaram de viagem.
FOTO DO DIA:








