Da Redação do Blog – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, demonstrou otimismo nesta segunda-feira, 2, durante entregas de equipamentos de saúde em Petrolina no sertão. Queiroga registrou que o Ministério da Saúde se prepara para encerrar a vacinação da população adulta até o final do ano e pretende iniciar em setembro a imunização de todos os adolescente brasileiros.
“Nossa distribuição tem mantido um calendário de rotina que permitira que já agora em setembro iniciemos a imunização dos adolescentes e ter toda a população adulta imunizada até o fim do ano”, declarou o ministro em seu discurso num tom bastante otimista, pois os números refletem um ritmo diferente do que esperado por Queiroga.
O Programa Nacional de Imunização não aponta nem metade dos brasileiros vacinados com primeira dose. Esse percentual está em pouco mais de 47%. Totalmente imunizados são menos de 20% que tomaram as duas doses ou a vacina de dose única, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde e do consórcio de imprensa atualizado até a noite deste domingo, 1 de agosto.
ADOLESCENTES – Até o momento, apenas a vacina da Pfizer tem autorização para uso em pessoas de 12 a 17 anos no Brasil. Em 30 de julho, o Butantã solicitou autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para vacinar do 3 os 17 anos, mas sem resposta ainda.
Outras marcas de imunizantes autorizados no país, ainda não tiveram o sinal positivo da agência reguladora para iniciar vacinar os menores.
VALORIZAÇÃO DO SUS
Em seu discurso, Marcelo Queiroga reafirmou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à pandemia e foi solidário ao presidente Jair Bolsonaro que sempre colocou a economia na escala de importância maior para o governo.
“O direito à saúde é um direito fundamental, mas também o direito das pessoas ganharem o pão de cada dia, também deve ser garantido. Portanto, estou muito animado e feliz pelo reconhecimento que o SUS teve, refletidos em investimentos no sistema”, registrou o ministro Marcelo Queiroga.