Por André Beltrão — O restaurante Ilha dos Navegantes, palco do assassinato a tiros do DJ Geraldo Campelo da Paz Portela Neto, de 29 anos, na madrugada do domingo (16), na rua do mesmo nome, em Boa Viagem, na Zona Sul, é uma das seis casas do empresário Severino Inácio de Lucena, o Bill.
Conhecido no Recife e querido pelos clientes, Bill e o irmão José ergueram a rede há mais de 40 anos, no início dos anos 1980, a partir do restaurante Ilha da Kosta, em Boa Viagem.
Além do Ilha dos Navegantes e do Ilha da Kosta original, os dois têm um Ilha da Kosta na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, instalado num enorme casarão do século XIX, e mais os Ilha do Guaiamum, Ilha Sertaneja e Ilha dos Camarões.

Nascidos em Frei Miguelinho, no Agreste, Bill e José começaram no ramo como auxiliares de serviços gerais e hoje comandam uma rede de 300 funcionários e cerca de 40 mil clientes mensais, presenciais e por delivery. Quatro filhos dos dois, entre eles uma advogada e um administrador de empresas, estão também envolvidos no negócio.
Tem de tudo nos restaurantes dos dois irmãos: frutos do mar, pizza, culinárias japonesa e italiana, comida nordestina. Uma das maiores atrações das casas, contudo, é o filé à parmegiana, servido com fartura.









