Da Redação do Blog — O dia começou com a sensação de alívio para os quase 200 mil passageiros que usam o metrô diariamente. Com a intermediação da Justiça do Trabalho, os trabalhadores aceitaram suspender a greve por 48 horas. Ou seja, nesta terça (8) e na quarta (9), o sistema funcionará normalmente.
Na mesa de conciliação, foi colocada uma proposta de aumento de salário de 7%, o que significa 3% a mais do que ganharam os motoristas de ônibus depois da última paralisação. Por enquanto, os metroviários não disseram se aceitaram. Eles querem fazer assembleia para ouvir a categoria.
A suspensão da greve está em vigor desde a noite de segunda (7). A decisão foi tomada durante a segunda mediação pré-processual, comandada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, com a presença da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro).
Desta vez, os metroviários cumpriram a decisão e voltaram a trabalhar. Na semana passada, eles desrespeitaram a Justiça e não colocaram 60% da frota nos horários de pico, como havia determinado o TRT-6.
Nas estações, na manhã desta terça (8), a movimentação foi tranquila. Havia trens operando no Recife, em Jaboatão e em Camaragibe. Os antigos problemas de falta de estrutura, no entanto, precisam ser solucionados.
O acordo entre os metroviários e a CBTU é momentâneo. Amanhã, haverá nova rodada de negociação, com a participação do Ministério Público do Trabalho.
A categoria vai aguardar por uma contraproposta da classe patronal. O encontro está marcado para as 14h, na sede do TR6, no Recife.
Até, lá os passageiros poderão ir trabalhar e voltar para casa com um pouco de tranquilidade.