Por Suetoni Souto Maior do Jornal da Paraíba
O empresário Reuben Cavalcanti, o empresário André Amaral e o filho, o ex-deputado federal André Amaral, estão entre os alvos da quinta fase da Operação Xeque-Mate. Eles foram alvos nesta terça-feira (8) de mandados de busca e apreensão cumpridos em conjunto por Polícia Federal, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, e Controladoria-Geral da União (CGU). Os mandados foram autorizados pela 16ª Vara da Justiça Federal da Seção Judiciária da Paraíba.
Além de Cavalcanti e da família Amaral, em João Pessoa, foram alvos dos mandados Vina Lúcia Ribeiro, em Cabedelo, Antônio Carlos Almeida Sobrinho e José Aldênio de Melo Alencar, no Recife, e a sede da empresa Almed, em João Pessoa. Durante a ação, houve a apreensão de malote com dinheiro. O cumprimento das medidas tem por objetivo angariar elementos de prova relacionados à possível prática de crimes e desvios de recursos públicos federais destinados à aquisição de medicamentos pela Prefeitura de Cabedelo.
A operação contou com a participação de 50 Policiais Federais, sendo realizado o cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas empresas contratadas pela Prefeitura de Cabedelo/PB, para fornecimento dos medicamentos.
Crimes investigados
Os investigados poderão responder pelos crimes de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e fraude licitatória, previstos, cujas penas, somadas, poderão chegar a mais de 30 anos de reclusão. Será concedida entrevista coletiva às 10h, na sede da Polícia Federal, em Cabedelo.







