Da Redação do Blog – O Paraná Pesquisas divulgou, nesta segunda-feira (4), sua mais recente pesquisa sobre as eleições de 2022 no estado do Rio Grande do Sul. O ex-governador Eduardo Leite (foto), que abdicou do cargo no final de março na expectativa não-concretizada de ser o candidato do PSDB à presidência da República, lidera a corrida para o governo gaúcho.
Segundo o levantamento, apresentando os pré-candidatos, Eduardo tem 29,5% das intenções de voto. A vantagem sobre o segundo colocado, o ex-ministro Onyx Lorenzoni, é pequena. Lorenzoni está com 22,1% das intenções de voto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Em um distante terceiro lugar, com 7,6%, está o ex-deputado Beto Albuquerque, do PSB.
O Paraná Pesquisas também contabilizou as intenções de voto na única vaga gaúcha ao Senado em disputa neste ano. Nos dois cenários estudados, com e sem Albuquerque na corrida pelo câmara alta, a disputa está polarizada entre a ex-senadora Ana Amélia, do PSD, e o vice-presidente Hamilton Mourão. Amélia está com cerca de 25-26% das intenções de voto, enquanto que Mourão tem cerca de 23%.