Da Redação do Blog — O Programa de Desenvolvimento de Imunizantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai dar um salto com a chegada de R$ 18 milhões extras doados a instituição. A verba é resultado de um programa de contenção de despesas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), para contribuir na produção de uma vacina 100% paranaense contra o vírus SARS-CoV-2.
O dinheiro será usado na construção, aparelhamento e início de operações de um laboratório no campus do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. Além do desenvolvimento da vacina contra a covid-19, atualmente em fase pré-clínica de testes em animais, a verba será utilizada em outros imunizantes a serem produzidos no local.

A UFPR é uma das primeiras instituições de ensino do país protagonizar o combate ao coronavírus, especialmente na elaboração de uma vacina própria no Paraná. A intenção é garantir ao Estado estatus idêntico ao de São Paulo, com o Instituto Butantan e do Rio de Janeiro, com a Fiocruz, onde são produzidas a CoronaVac e a AstraZeneca.
O TCE-PR é o único órgão de controle do país doou recursos economizados para o combate ao coronavírus. Ao todo, o órgão já repassou R$ 38 milhões ao governo estadual com esta finalidade. O valor é resultante de um programa de contenção de despesas implantado pela Casa.